Política Titulo
Vereadores põem Beto Torrado em xeque
Matheus Adami
Especial para o Diário
23/03/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


Se depender da vontade de alguns vereadores de Santo André, o trabalho de articulação política em prol do prefeito Aidan Ravin (PTB) exercido por Walter Roberto Constantino Torrado, o Beto Torrado, na Câmara Municipal, está com os dias contados.

Mesmo com a governabilidade sacramentada - há pouco mais de uma semana o DEM se juntou à sustentação, contabilizando 15 votos no Legislativo para Aidan - o trabalho de Torrado vem sendo seriamente contestado por parlamentares dentro da própria base aliada e também da oposição.

Um vereador situacionista, que não quis se identificar, declarou que a atuação do articulador tem sido "lastimável". E os oposicionistas, que imprimiram derrotas políticas à administração ao conseguirem postergar a votação da reforma administrativa, fazem coro com os parlamentares da base. "Vocês sabem porque a reforma está travada", afirmou um vereador do PT, deixando claro que a falta de articulação de Torrado contribuiu para a atitude do partido em prorrogar o parecer das comissões e, desta forma, atrasar a votação da reforma. Um outro vereador do PT chegou a declarar que o ideal seria que o articulador fosse "um ex-vereador", pois Beto "não conheceria a dinâmica da Câmara".

Outro lado - Na avaliação do líder do governo, vereador Marcelo Chehade (PSDB), Torrado vem fazendo um bom trabalho. "Conseguimos a maioria há uma semana. Mas é difícil argumentar com o PT, e eles estão se aproveitando disso".

Chehade, assim como Torrado, ressaltou com o PT quebrou o acordo firmado entre base e oposição para votar a reforma na última quinta-feira. Com o adiamento do parecer de duas comissões do PT, o articulador afirmou que o governo "estava de mãos atadas". "A culpa não é dele (Beto). Ele está fazendo o trabalho, seguindo as ordens do prefeito".

Ainda na visão de Chehade, Torrado estaria "sobrecarregado". "Já comentei isso com o prefeito. Para melhorar a relação entre Executivo e Legislativo, acredito que seria necessário mais uma pessoa".

Para tentar resolver o impasse, o tucano afirmou que se reunirá na tarde de hoje com o articulador e com o secretário de Orçamento e Planejamento Participativo, Arnaldo Augusto Pereira. para discutir quais das emendas o governo irá ou não aceitar. A reforma deve ser aprovada amanhã. (Supervisão Sérgio Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;