Diarinho Titulo
É tudo questão de química
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Já ouviu a frase "É tudo uma questão de química?". É utilizada para expressar que duas pessoas combinam, mas a ideia vai muito mais além. Essa ciência está em toda parte, dentro e fora do corpo e até no ar. Por sorte, não é monstro nem faz mal como muitos pensam; pelo contrário. "Ajuda o homem a viver melhor", diz Maísa Cestari, 7 anos.

Apesar de minúscula, cada célula - de qualquer ser vivo - é um superlaboratório natural, onde acontecem milhares de reações químicas necessárias para garantir a vida. Sem a química, por exemplo, nosso organismo não conseguiria transformar os alimentos ingeridos em energia, fundamental para fazer qualquer atividade (respirar, pensar, andar, brincar).

Nesse instante, em várias partes do planeta, ocorre uma das reações químicas mais importantes: a fotossíntese. Por esse processo, milhões de plantas utilizam a energia do Sol para transformar a água e o gás carbônico em alimento e oxigênio. Maluco, não? E tem mais.

Leonardo Peres, 9, do Cenro Educacional Paineira, em Santo André, aprendeu que ela garante água limpa para beber. Nas estações de tratamento, substâncias químicas, como o cloro e o sulfato de alumínio, ajudam a retirar as impurezas. "A química existe para ajudar nosso dia a dia. Mas não dá para sentir onde ela está porque é invisível."

Essa ciência estuda os elementos (átomos) que, combinados de diferentes jeitos, formam a matéria (que compõe todas as coisas do Universo), além de suas transformações em outras substâncias. Ajuda ainda a inventar materiais que não existem na natureza, como o plástico. Ana Beatriz Zambetti, 10, sabe disso. "Está até nos móveis. A tinta para pintá-los depende da química."

Por causa da grande importância, a ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu 2011 como o Ano Internacional da Química. Muitas atividades acontecem em todo mundo para homenageá-la.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;