Cultura & Lazer Titulo
Centro de dança
passa por reforma
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
28/02/2011 | 08:49
Compartilhar notícia


Referência no Grande ABC, o Centro de Dança de Santo André passa por ampla reforma. Com o investimento de R$ 137 mil arcado pela Prefeitura, a obra tem previsão de ser concluida em meados de março, quando as aulas serão retomadas.

Entre as ações que visam mais possibilidades de desenvolvimento artístico, está a adequação do piso inferior para as aulas de dança de salão. "Será feito o lixamento do piso, além de sua pintura específica. A troca de vidros proporcionará maior ventilação e luminosidade", aponta a coordenadora administrativa, Eunice Veloza.
Dedicado ao jogo da bocha até 2009, o pavimento de grandes dimensões tem outras mudanças previstas para o próximo investimento. A proposta é fixar espelhos e dividir o espaço em duas ou três salas.

No mesmo andar, os vestiários e a cozinha comunitária também já passam por troca de azulejos, pisos e encanamento. Segundo o diretor de Cultura, Pedro Luiz Botaro, cerca de R$ 30 mil foram gastos para refazer a entrada de energia, seguindo o padrão de segurança exigido pela Eletropaulo.

O andar superior, que acomoda duas salas de aula, já recebeu toda a atenção. Foi instalado piso próprio para dança (vinílico em réguas), que tem vida útil de 15 anos. "Este é de melhor qualidade, O piso anterior era trabalhoso. Precisava ter as fitas de linóleo trocadas anualmente", compara Eunice. Prateleiras de madeira também foram fixadas nas salas para a melhor organização de objetos pessoais dos alunos.

Todo o espaço, que também é sede da ELD (Escola Livre de Dança), está sendo pintado. Exemplo disso é a sua fachada que, além de novas cores, receberá novo banner.

Mais uma expectativa para outro momento é ampliar as turmas, que somavam 320 alunos até o ano passado. A execução da ideia também demandaria a contratação de outros profissionais, por exemplo. "Temos preocupação especial com o público masculino", aponta Botaro. "Os meninos se deparam com a maioria feminina e logo desistem", afirma Eunice. "Queremos quebrar esse mito, colocando mais aulas de street dance", conta o diretor de Cultura.

Sem necessidade por reformas. o espaço ainda possui biblioteca temática em dança, criada no ano passado, com cerca de 450 livros para empréstimo e 140 DVDs para utilização em aulas e consulta.

Além de reformar o espaço, a Prefeitura visa dar visibilidade ao Centro de Dança em apresentações pela cidade. Já estão previstas, por exemplo, algumas exibições durante a Virada Cultural Paulista deste ano - que migra de São Bernardo para Santo André - entre Teatro Municipal e a concha acústica do Parque Central.

PERFIL - Espaço de pesquisa, criação e reflexão, a Escola Livre de Dança oferece o Núcleo Preparatório em Dança Contemporânea para crianças de 5 anos a adolescentes de 16. Outro eixo da ELD é a Formação Avançada, que abarca aulas teóricas e práticas durante três anos, diariamente, das 18h30 às 22h.

Já pelo Centro de Dança, é disponibilizado o Núcleo de Adultos, que reúne oficinas de danças brasileiras, street dance, dança do ventre e dança de salão. Interessados em vagas remanescentes têm até quarta-feira para se inscrever no Centro de Dança (Rua Eduardo Monteiro, 410, Santo André. Tel.: 4438-9111), das 9h às 12h e das 14h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;