Política Titulo
CPI dos Bancos: Steinfeld explica operaçao com açoes
Do Diário do Grande ABC
14/05/1999 | 17:59
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Banco Fonte Cindam Luiz Antônio Gonçalves encaminhou nesta sexta-feira à CPI dos Bancos carta explicando a operaçao de recepçao de açoes doadas por ele pelo controlador da instituiçao, Roberto Steinfeld. Steinfeld explicou que a operaçao, realizada em 1996, foi uma troca de açoes do Cindam Participaçoes, empresa controladora do Banco Cindam, da qual ele era acionista majoritário, por açoes do próprio banco. Estes papéis foram depois usados na Pedra Campo, holding de Steinfeld pela qual ele assumiu sua participaçao no entao criado Fonte Cindam, e doados para Gonçalves e outros dois ex-sócios do Cindam, como forma de remuneraçao.

O controlador do banco mostrou sua declaraçao de renda de 1996 para provar que o valor foi informado na sua declaraçao de Imposto de Renda (IR), ao contrário do que informou quinta-feira (13) o senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), no depoimento de Gonçalves. Steinfeld explicou que, na verdade, ele informou que, tanto no início do ano de 1996 quanto no fim do ano, essas açoes tinham valor zero, mas por um motivo óbvio: nestes dois períodos ela nao mais detinha os papéis - já que a operaçao foi feita ao longo do ano.

Roberto Steinfeld admitiu que a instituiçao nao tem "muitas alternativas" de funcionamento, após ser envolvida nas investigaçoes sobre suspeita de favorecimento do BC e na CPI dos Bancos. "As atividades do banco estao em processo de desativaçao", afirmou Steinfeld, que nao admite a possibilidade de fechamento. "Nao vou fechar os banco, estou avaliando as alternativas", afirmou. Ao ser perguntado sobre quais eram, ele admitiu: "Receio que nao tenhamos muitas alternativas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;