Economia Titulo Serviço
Rio Grande recebe Procon Móvel para ajudar superendividados

Moradores do Grande ABC que tenham comprometido acima de 30% da renda podem buscar auxílio gratuito

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
29/10/2016 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


Moradores do Grande ABC que estejam superendividados, ou seja, com dívidas que comprometam acima de 30% de sua renda mensal, e com dificuldade em honrar os pagamentos, podem recorrer ao Procon Móvel.

O serviço da Fundação Procon estará em Rio Grande da Serra na semana que vem, dos dias 3 a 5 de novembro (quinta-feira a sábado), na Praça da Bíblia, situada à Av. Dom Pedro I, sem número, no Centro. O veículo ficará estacionado em frente à igreja matriz e ao lado da estação de trem.

“Esta é a primeira vez que o micro-ônibus virá à cidade. A ideia é atender pessoas de Rio Grande e Ribeirão Pires, mas quem vier será atendido”, afirma Maria Ivone da Silva, coordenadora do Procon de Rio Grande da Serra.

Sem pagar nada pela consultoria, os superendividados podem comparecer ao local das 10h às 16h, e se cadastrar no PAS (Programa de Apoio ao Superendividamento). “As pessoas receberão orientação sobre como renegociar sua dívida conforme as condições de cada um. Esse programa do Procon vai dar opções para sair do vermelho e acompanhá-las até que sua situação seja solucionada”, explica Maria Ivone.

De acordo com a coordenadora, ela fez a solicitação à fundação após notar que a maior parte da demanda do Procon de Rio Grande é de solicitação de acordo com bancos acerca de empréstimos realizados, além de cobranças indevidas.

“Percebemos que muitos idosos, principalmente, contratam crédito consignado e têm alívio por um mês mas, a partir de então, a bola de neve começa, pois, sem conseguir pagar tudo, eles sujam o nome de novo”, relata Maria Ivone. “Queremos muito ajudar nesse processo de limpar o nome, pois esse é o maior patrimônio do brasileiro.”

Os interessados devem comparecer munidos de comprovantes da renda individual, complementar (pensão, aluguel) e familiar (auxílio dos familiares no pagamento de despesas básicas), além de documentos que mostrem as despesas básicas: contas de luz, água, gás, telefones, recibos de aluguel, prestações, média dos gastos com alimentação, transporte, Saúde e Educação; e os demonstrativos das dívidas, como contratos, extratos da conta-corrente, carnês, últimas cinco faturas de cartão de crédito etc. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;