Política Titulo
Duas testemunhas de Luizinho prestam depoimento à Justiça
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
09/06/2009 | 07:39
Compartilhar notícia


A Justiça Federal irá ouvir hoje, em Santo André, duas testemunhas de Luiz Carlos da Silva, o professor Luizinho (PT), no caso do Mensalão. O suposto esquema de compra de votos de parlamentares tramita no STF (Superior Tribunal Federal).

O ex-deputado federal de Santo André é acusado pelo crime de lavagem de dinheiro por ter recebido R$ 20 mil do esquema. O saque foi feito em dezembro de 2003 na boca do caixa do Banco Rural, da Avenida Paulista, pelo seu ex-assessor José Nilson dos Santos, que prestará depoimento hoje.

Procurado pelo Diário, professor Luizinho não quis comentar o assunto. "Não estarei presente na oitiva. Não vou me pronunciar, só espero que as testemunhas falem a verdade", limitou-se a dizer. À época, o ex-deputado disse ao Conselho de Ética da Câmara que "não sabia do saque" e que o dinheiro foi resultado de um acordo entre José Nilson e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, "sem seu conhecimento".

A segunda testemunha de Luizinho é José Carlos Nagot.

De acordo com o STF, os depoimentos serão dados ao juiz titular da 3ª Vara Federal de Santo André, Uilton Reina Cecato, com o acompanhamento da procuradora da República em São Bernardo, Fabiana Rodrigues de Souza. As informações serão encaminhadas ao relator do processo, o Ministro do STF Joaquim Barbosa, em Brasília. As audiências ocorrerão a portas fechadas.

Ontem, foi a vez de Cilene da Silva Antoniolli ser ouvida em Santo André. Ela testemunhou em defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Ele foi acusado pelo relator do caso de ser o líder o esquema do Mensalão. O STF aceitou as denúncias de corrupção ativa (pena prevista de 2 a 12 anos) e formação de quadrilha (pena prevista de 1 a 3 anos).

Segundo a Procuradoria da República em São Paulo, ela trabalha no diretório nacional do PT em São Paulo e era responsável pelas atas de reuniões da legenda. Amanhã, o cantor sertanejo Sérgio Reis será ouvido no Fórum de Guarulhos.

Mensalão - O suposto esquema de compra de votos de deputados para aprovação de projetos foi denunciado em maio de 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;