Eleições 2016 Titulo Apoio na reta final
Filippi ingressa na campanha de Vaguinho em Diadema
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT) entra hoje na campanha do candidato do PRB ao Paço diademense, Vaguinho do Conselho. O cacique petista é uma das principais figuras de reunião política que será realizada hoje, a partir das 8h, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no bairro Piraporinha, na qual lideranças sindicais vão declarar apoio à vitória do republicano, que está no segundo turno da eleição em Diadema contra o atual prefeito, Lauro Michels (PV).

A bancada de parlamentares do PT já ingressou na campanha de Vaguinho, tanto que os vereadores reeleitos Ronaldo Lacerda, Orlando Vitoriano e Josa Queiroz declararam publicamente que irão votar no prefeiturável do PRB no domingo. A cúpula do projeto eleitoral de Vaguinho queria também que houvesse adesão de Filippi, com estratégia de atrelar a imagem do vereador republicano ao três vezes prefeito da cidade.

Pesquisas de intenções de voto realizadas antes do processo eleitoral mostravam que Filippi ainda nutre recall eleitoral em Diadema. Na maioria delas, ele surgia na frente, superando até mesmo Lauro. Filippi, entretanto, não quis participar da eleição, afiançando candidatura ao Paço do vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho – o petista ficou na terceira colocação no primeiro turno, com 31.921 votos (16,37% dos válidos).

O encontro de hoje será o primeiro passo para colocar Filippi como uma das estrelas da campanha de Vaguinho. A coordenação do projeto do republicano ainda quer realizar mais eventos até sábado, inclusive comícios e grandes caminhadas por regiões onde Filippi tem livre trânsito. Porém, essa participação mais efetiva ainda não está azeitada.

Filippi foi prefeito de Diadema entre 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e entre 2005 e 2008. Também exerceu dois mandatos de deputado – um estadual e outro federal – com votações expressivas no município. Em 2008, conseguiu emplacar seu aliado Mário Reali (PT) como prefeito já no primeiro turno – em 2012, porém, viu o revés do mesmo Reali em duelo contra Lauro Michels.

Desde 2010, quando elegeu deputado federal, Filippi passou a ter missões nacionais no petismo, como coordenador de campanhas presidenciais. Depois de ser cogitado como ministro do governo de Dilma Rousseff (PT), aceitou convite do prefeito Fernando Haddad (PT) para ser secretário de Saúde da Capital. Ele deixou a função em 2015 em meio a citações de seu nome na Operação Lava Jato – foi, inclusive, alvo de condução coercitiva pela PF (Polícia Federal) em março.

AGENDA
O encontro de hoje, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, terá a presença do presidente da entidade, Rafael Marques (PT), de Vaguinho e seus apoiadores, da bancada petista em Diadema e sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Filippi não retornou aos contatos da equipe do Diário para falar sobre sua participação na campanha de Vaguinho do Conselho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;