Nacional Titulo
Abelhas africanas atacam aposentado em SP
Do Diário do Grande ABC
26/01/1999 | 21:20
Compartilhar notícia


O aposentado Antonio Arcanjo da Costa, de 76 anos, foi atacado por abelhas africanas e está internado em estado muito grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em Sao Paulo. Ele levou quase mil picadas de abelha no Balneário Sao José, em Santo Amaro, na tarde de segunda-feira. Dificilmente pessoas atacadas por mais de 500 abelhas sobrevivem.

O aposentado poderia ser salvo pelo soro antiveneno de abelha, produzido pelo Instituto Butanta há cinco anos, mas nao disponível por falta de registro. Segundo Isaías Raw, presidente da Fundaçao Butanta, para ser eficaz, o antídoto deveria ser ministrado ao paciente no máximo duas horas após o ataque das abelhas. Raw disse que o soro só nao está sendo produzido por causa da burocracia do Ministério da Saúde.

O veneno da abelha é dos mais complexos , pois destrói os glóbulos vermelhos, provoca lesoes musculares, baixa a pressao e provoca arritmias cardíacas, levando a enfartes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;