Internacional Titulo
EUA anunciam que suas tropas estão a 10 km de Bagdá
Do Diário OnLine
03/04/2003 | 17:34
Compartilhar notícia


As forças norte-americanas podem invadir Bagdá a qualquer momento. O porta-voz do Comando Central (Centcom) americano no Golfo Pérsico, capitão Frank Thorp, disse nesta quinta-feira que unidades blindadas da 3ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos estão a menos de dez quilômetros do limite sul de Bagdá e já ocupam instalações importantes nos arredores da capital. O governo iraquiano, porém, continua negando o avanço das forças dos EUA.

O general de brigada do Centcom, Vincent Brooks, disse que as tropas americanas estão a 20 quilômetros do centro de Bagdá e aguardam o sinal verde do general Tommy Franks, chefe do Centcom, para entrar na cidade. "Aguardamos ordens. Nossa obrigação agora é nos prepararmos", afirmou.

Segundo Brooks, os soldados já entraram em um palácio presidencial em Tharthar, a 90 quilômetros da cidade, mas sem prender responsáveis pelo regime iraquiano. Thorp disse que tropas americanas estão posicionadas perto do principal aeroporto de Bagdá, preparando-se para o combate pelo controle do local. O aeroporto internacional Saddam fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, que tem cinco milhões de habitantes.

"As forças da coalizão estão do lado de fora do aeroporto de Bagdá e se posicionando para o combate no momento de nossa escolha", disse o porta-voz. A TV americana ABC noticiou na tarde desta quinta que o areoporto foi tomado por tanques e blindados dos aliados.

Ainda de acordo com o porta-voz, tropas da força de elite do presidente iraquiano, Saddam Hussein, deixaram posições em Bagdá na madrugada desta quinta (horário local, noite de quarta no Brasil) e estão seguindo para o sul. A manobra, segundo o oficial, indica que as forças da Guarda Republicana tentarão frear o avanço dos aliados e reforçar as defesas do aeroporto da capital.

Segundo a Agência France Presse, o aeroporto Saddam sofreu intensos ataques de artilharia dos EUA na noite desta quinta (tarde no Brasil). Dois jornalistas citados pela AFP falaram que o acesso ao local é dificultado pelo fogo cruzado. Um cinegrafista iraquiano relatou ter visto "dezenas de mortos e feridos" no trajeto.

Thorp ressaltou, porém, que as divisões Bagdá e Medina da Guarda Republicana – as duas diretamente encarregadas de proteger a capital – já não são mais forças efetivas de combate. Nesta quarta, o Centcom anunciou a destruição das duas divisões, que integram um total de seis, cada uma com 10 mil homens. As tropas em deslocamento seriam da Divisão Hammurabi, mas não há informações de quantos soldados estariam em marcha.

O governo iraquiano classificou como 'idiota' a informação de que as forças dos EUA estão perto de Bagdá. Segundo o ministro iraquiano da Informação, Mohammad Said al-Sahhaf, as tropas aliadas estão cercadas e 'vários soldados americanos foram mortos por unidades da Guarda Republicana'.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;