Internacional Titulo
Documentos da KGB sobre Kennedy descartam Moscou
Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 14:15
Compartilhar notícia


Os documentos da KGB entregues pelo presidente russo Boris Yeltsin ao seu colega norte-americano Bill Clinton sobre o assassinato do presidente John Kennedy, em Dallas 1963, demonstram que Moscou nao teve nada a ver com o caso, disse nesta segunda-feira um ex-coronel da KGB.

O coronel da reserva Mikhail Lyubimov, que pertenceu à KGB (serviços secretos soviéticos), declarou à rádio Eco de Moscou que a morte de Kennedy preocupou Moscou, já que os dirigentes da Uniao Soviética temeram ser acusados por ela.

O entao líder soviético Nikita Kruschev ``correu aterrorizado para ver o embaixador dos Estados Unidos e lhe dizer que nao estávamos envolvidos', afirmou Lyubimov.

Depois da entrega destes documentos a Clinton, ``o mundo vai saber que nao tivemos nada a ver com o assassinato de Kennedy', acentuou.

``Posso garantir sem medo de engano que inclusive durante a época de Stalin nao assassinamos estrangeiros e depois de sua morte o birô político proibiu os atos terroristas', acrescentou o coronel.

Lyubimov também disse que alguns documentos dos arquivos soviéticos foram postos à disposiçao dos Estados Unidos no início dos anos 90.

Yeltsin entregou neste domingo a Clinton em Colônia, na reuniao do G-8, uma série de documentos dos serviços secretos soviéticos sobre o assassinato de Kennedy.

Estes documentos conteriam informaçoes sobre o suposto assassino de Kennedy, Lee Harvey Oswald, que viveu algum tempo na Uniao Soviética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;