Internacional Titulo
Iraque diz que Inglaterra e EUA querem somente o petróleo
Da AFP
14/09/2002 | 18:57
Compartilhar notícia


O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz, declarou neste sábado que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha querem atacar o Iraque para ficar com seu petróleo e "modificar o mapa da região".

"Seus planos de ataque contra Iraque visam a posse das riquezas do Iraque, seu petróleo", declarou Aziz durante uma coletiva de imprensa em Bagdá, onde rebateu as acusações lançadas na quinta-feira na Organização das Nações Unidas (ONU) contra o regime iraquiano pelo presidente norte-americano George W. Bush.

"Também querem mudar o mapa da região começando pelo Iraque para proteger Israel e permitir que (o primeiro-ministro israelense) Ariel Sharon expulse os palestinos da Jordânia, dividir a Arábia Saudita e controlar seu petróleo", acrescentou.

Segundo o dirigente iraquiano, "Washington e Londres preparam novos acordos Sykes-Picot para a região e fazem com que os árabes acreditem que (a crise atual) se refere a uma questão vinculada aos inspetores e as armas de destruição em massa".

Aziz desmentiu por outro lado que o Iraque possui ou esteja desenvolvendo armas de destruição em massa como acusa Bush, além de reafirmar a disposição de seu país em aceitar um mecanismo de inspeção que "preserve a soberania do Iraque e seus direitos legítimos", principalmente o fim do embargo vigente desde 1990.

"O alvo de Bush e sua administração não são as armas de destruição, mas o que ele e o primeiro-ministro britânico Tony Blair querem é agredir o Iraque alegando qualquer pretexto", acrescentou.

Segundo Aziz, a mensagem que Bush e Blair querem transmitir para o Iraque é: "Você está condenado, independente do que fizer".

"Nos preparamos para o pior, para resistir a agressão e para nos proteger e proteger nosso povo", declarou.

Na quinta-feira passada, em seu pronunciamento na Assembléia Geral das Nações Unidas, Bush pediu ao Conselho de Segurança que obrigue o Iraque a se submeter as suas exigências, dando a entender que os Estados Unidos estão dispostos a atuar militarmente no caso de uma resposta negativa iraquiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;