Internacional Titulo
Fidel defende direitos do Terceiro Mundo
Do Diário do Grande ABC
07/09/2000 | 17:13
Compartilhar notícia


O presidente cubano Fidel Castro acusou, ao discursar na Cúpula do Milênio na quarta-feira, as naçoes ricas e poderosas de monopolizar o poder às custas dos mais pobres. Fidel lamentou a pobreza que, segundo ele, atinge 80% dos 6 bilhoes de habitantes da Terra. Ele acusou as naçoes ricas, particularmente os Estados Unidos, de usarem o poder para empobrecer, explorar e tornar mais dependentes os países com menor poder econômico.

``O subdesenvolvimento e a pobreza atuais sao conseqüências da colonizaçao da maior parte da Terra pelas potências coloniais', afirmou. ``Hoje, essas naçoes têm a obrigaçao moral de indenizar nossos países pelos danos que causaram durante séculos'.

Intruso - Apesar de nao ter sido incluído na lista de convidados para a Cúpula, o presidente cubano trocou algumas palavras com o anfitriao, Bill Clinton. Fidel se aproximou dele nesta quarta-feira, ao final de um almoço na Cúpula do Milênio na ONU. "Trocaram algumas palavras, nada substancial", comentou o secretário de Imprensa da Casa Branca, Joe Lockhart.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, P.J. Crowley, disse que foi um "diálogo momentâneo" e Lockhart observou que "nao houve aperto de maos".

Crowley disse que Fidel é um dos vários líderes que nao foram convidados para a recepçao oferecida por Clinton no Museu Metropolitano de Arte, terça-feira à noite.

"Nem todo participante da Cúpula do Milênio foi convidado", disse Crowley. "Há países no mundo que nos inspiram sérias preocupaçoes, por exemplo, com seu apoio ao terrorismo e nao achamos adequado convidá-los para uma recepçao oferecida pelo presidente dos Estados Unidos", acrescentou. Ele citou as autoridades do Iraque e da Líbia entre as que nao foram convidadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;