Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC ganha um novo teatro
Mauro Fernando
Da Redaçao
17/06/2000 | 15:48
Compartilhar notícia


Com a presença da Orquestra Filarmônica e do Coral da Fundarte (Fundaçao das Artes de Sao Caetano), o Teatro Santos Dumont (av. Goiás, 1.111, Sao Caetano) será reinaugurado, para convidados, na terça-feira, às 20h. A Prefeitura levou nove meses para concluir a reforma e devolveu à cidade um novo espaço para espetáculos.

A capacidade do teatro foi aumentada de 290 para 410 lugares, incluindo poltronas especiais para deficientes físicos. O mezanino, que antes abrigava a Academia de Letras da Grande Sao Paulo, foi reformado e agora comporta 120 espectadores.

O palco foi ampliado, com elevaçao da caixa cênica. Segundo o engenheiro José Gaino, do Desem (Departamento de Serviços Municipais), órgao da Prefeitura de Sao Caetano, a boca de cena está com 10 m e o fundo do palco, com 15 m. O espectador tem à vista cerca de 100 m² de palco.

Piso e cadeiras foram trocados. O prédio, de 1,8 mil m², ganhou revestimento acústico e cafeteria. Os camarins foram reformulados, bem como as instalaçoes elétricas e a cabine de controle de iluminaçao e sonorizaçao. De acordo com o arquiteto Enio Moro Júnior, do Desem, a potência de luz e som é de 45 mil watts. Para os cenógrafos Fernando Valini e J.C. Serroni, porém, essa potência é insuficiente para espetáculos de grande porte.

A Filarmônica e o Coral da Fundarte, regidos pelo maestro Antônio Carlos Neves Pinto, apresentarao na reinauguraçao um repertório leve, que mescla músicas erudita e popular brasileira. A Filarmônica conta com 65 músicos e o Coral, com 40 cantores.

Estao no programa o primeiro movimento da Sinfonia nº 9 em mi menor, Do Novo Mundo, de Antonin Dvorák (1841-1904), o prelúdio de Il Guarany, de Carlos Gomes (1836-1896), e March with Me, de Vangelis e Monserrat Caballé. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, encerra a apresentaçao.

Nos dias 24 e 25 está agendado o espetáculo Cante para Eu Dormir, de Alvaro Fernandes, com direçao de Roberto Gil Camargo. A Fundarte, a quem o Santos Dumont está ligado, informa que o teatro deverá abrigar em agosto parte do Festival Internacional de Música. A Fundaçao também está desenvolvendo projeto de festival de teatro a ser realizado em julho, além de oficinas culturais.

Ao lado do teatro está sendo erguida a pinacoteca da cidade, que deve ser aberta até o fim do ano. Há espaço previsto para o acervo histórico e cultural do município, para a produçao de artistas de Sao Caetano e regiao e para exposiçoes de artistas de renome nacional e até internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;