Economia Titulo
Governo argentino envia 2ª pacote de medidas ao Parlamento
Das Agências
21/04/2002 | 21:03
Compartilhar notícia


O governo argentino vai enviar nesta segunda-feira ao Senado um pacote de medidas que inclui a criação de um título público (bônus) que será trocado de forma obrigatória por todos aqueles de prazo fixo, que ficaram presos no congelamento dos depósitos (corralito), anunciou neste domingo à noite o porta-voz da presidência, Eduardo Amadeo.

Estes títulos serão "sobre a base do dólar" e poderão ser utilizados para pagar impostos. A partir dessa nova emissão de títulos, começaremos a usar um índice para que seu valor seja mantido", afirmou o porta-voz numa coletiva de imprensa no Palácio do Governo.

Isso quer dizer que, se alguém tem US$ 10 mil num prazo fixo, receberá bônus futuros na quantidade equivalente. Entretanto, o economista Orlando Ferreres afirmou neste domingo que os títulos deverão ficar cotados em 20 a 25% de seu valor nominal, "porque nesta situação de caos ninguém quer comprar um papel de um Estado que está em moratória".

Amadeo anunciou além disso a criação do Banco Federal, com a fusão do Banco Nação e do BICE (comércio exterior), com convite aos bancos provinciais e municipais a aderirem.

"A intenção é ter bancos mais sólidos, que possam fazer empréstimos", explicou o funcionário, durante um feriado bancário e cambial decretado para evitar um colapso das entidades financeiras até que o Parlamento aprove o pacote de leis.

Os projetos de lei começam a tramitar no Senado na segunda-feira. Os parlamentares já anteciparam que toda prioridade será dada às medidas. Antes de serem sancionadas, elas serão discutidas pelos deputados, em sessões que devem se estender até quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;