Cultura & Lazer Titulo
Escultor Amílcar de Castro é enterrado em BH
Do Diário OnLine
22/11/2002 | 16:47
Compartilhar notícia


Foto: Reprodução do site oficial do artista O escultor Amílcar de Castro morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 82 anos, em Belo Horizonte. Internado há cerca de 15 dias no Hospital Felício Rocho por insuficiência cardíaca e respiratória, o artista chegou a ser submetido a uma angioplastia coronariana, mas não resistiu e faleceu nesta madrugada.

Nascido na cidade mineira de Paraisópolis em 8 de junho de 1920, Amílcar foi diagramador de jornais e cenógrafo. Apesar de ter se formado em Direito em 1945 pela UFMG, não seguiu a carreira e ingressou em cursos de desenho e pintura e escultura ainda na juventude.

Amílcar era considerado o maior escultor vivo do país. Sua matéria-prima favorita era o ferro, embora suas esculturas também fossem trabalhadas em madeira e granito. Trabalhava principalmente em cima do preto e do branco e na limpeza das formas e organização de suas esculturas. Ele fez parte do Manifesto Neoconcreto, nos anos 50.

 Foto: Reprodução do site oficial do artista

O corpo do artista foi velado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O enterro aconteceu pouco depois das 16h, horário em que estava marcado, no cemitério do Bonfim, em Minas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;