Internacional Titulo
Bush compara exportaçoes dos EUA para o Brasil com as chinesas
Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 15:26
Compartilhar notícia


O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos George W. Bush declarou esta sexta-feira em Miami que as relaçoes comerciais com o Brasil sao tao importantes quanto as que os EUA mantêm com a China. Bush prometeu que, se eleito, dará impulso a uma intensa relaçao econômica e política com a América Latina, cujo ``futuro nao pode estar separado' do dos Estados Unidos.

"Os Estados Unidos tem razao em estabelecer relaçoes comerciais com a China, mas nossas exportaçoes para o Brasil sao da mesma magnitude', disse Bush.  Durante uma intervençao na Universidade Internacional da Flórida, diante de um auditório com notável presença hispânica, Bush garantiu que ``o Sul (do continente) vai se tornar um dos objetivos fundamentais de minha presidência'.  ``Tivemos razao em nos preocupar com o Kosovo, mas há mais refugiados no conflito da Colômbia; nosso interesse pelo Kuwait é lógico, mas uma maior quantidade do petróleo que consumimos vem da Venezuela. Nosso futuro nao pode se separar do futuro da América Latina', disse o candidato. 

Bush lembrou o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLC) que os Estados Unidos integram com o México e o Canadá, como marco prévio para um livre comércio em toddo o hemisfério, mas disse que essa oportunidade foi até agora desperdiçada pela administraçao de Bill Clinton, com ``reunioes de cúpula sem conteúdo'.  

Ele também prometeu obter o fast track - que permite ao presidente negociar acordos comerciais sem a necessidade de emendas-, autorizaçao sem a qual ' as demais naçoes nao podem negociar seriamente conosco', em alusao ao projeto da Area do Livre Comércio das Américas (ALCA).  

O candidato defendeu também relaçoes especiais com o México, e por estreitar a cooperaçao econômica com o Brasil e a Argentina, os maiores países do Mercosul.  Bush instou no final a Fidel Castro democratizar seu país, e se nao o fizer manterá as sançoes (contra Cuba) e apoiará as forças democráticas de oposiçao, garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;