Internacional Titulo
Ofensiva da guerrilha colombiana provoca blecaute
Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


As guerrilhas provocaram na madrugada desta segunda-feira um grande apagao no nordeste da Colômbia, depois de um violento fim de semana que incluiu 12 h de luta perto de Bogotá com tropas de infantaria, apoiadas pela Força Aérea, enfrentando centenas de rebeldes, dos quais pelo menos 75 foram mortos.

Medellín, a segunda cidade da Colômbia, com mais de dois milhoes de habitantes, e muitas localidades dos departamentos de Antioquia, César, Magdalena e Norte de Santander ficaram sem energia elétrica na segunda porque 17 torres de transmissao de eletricidade foram dinamitadas.

Em mais de 95% de Medellín o fornecimento de eletricidade foi restabelecido em quatro h, mas a cidade deve continuar com racionamento de energia elétrica enquanto as torres sao consertadas.

Aparentemente, a onda terrorista contra as instalaçoes elétricas foi lançada pelo Exército de Libertaçao Nacional (ELN), a segunda organizaçao guerrilheira da Colômbia, que no ano passado dinamitou cerca de 200 torres de transmissao de energia, informou o prefeito de Medellín, Juan Gómez Martínez.

O ELN pressiona o governo com seqüestros e ataques terroristas para que lhe entregue uma zona desmilitarizada no norte do país onde se realizariam negociaçoes de paz.

Nesta segunda, as tropas do Exército continuavam rastreando os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que na madrugada de sábado atacaram três localidades próximas a Bogotá, informou o comandante da Quintan Divisao do Exército, general Euclides Sánchez.

O objetivo dos guerrilheiros era dinamitar um túnel da auto-estrada que liga Bogotá a Villavicencio, por onde passam diariamente mais de 5 mil veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;