Cultura & Lazer Titulo
Nobel de Literatura aborda trauma pós-comunista em novo livro
Da AFP
12/09/2003 | 15:29
Compartilhar notícia


O escritor húngaro Imre Kertesz, Nobel de Literatura em 2002 por suas obras sobre o Holocausto, lançou nesta sexta-feira seu primeiro livro depois do prêmio. 'Felszamolas' aborda o processo de transição na Hungria depois do fim do comunismo.

O romance narra a história de um editor que luta para sobreviver e encontrar um sentido para sua vida depois da queda do regime comunista da Hungria, em 1989, e do suicídio de um de seus melhores amigos.

"A transição teve um efeito traumático tanto na sociedade em seu conjunto como na vida pessoal dos indivíduos", declarou Kertesz durante o lançamento do livro. 'Felszamolas' será publicado simultaneamente em húngaro e alemão. Edições em outros idiomas deverão ser lançadas em breve.

"Com a queda do comunismo, um mundo se desfaz e, apesar desse mundo ser carcerário, sair de uma prisão também é traumático", declarou. Na trama, o editor se dedica a procurar um possível romance póstumo de seu amigo, convencido de que isso trará as razões para o suicídio do autor e as explicações necessárias para que ele consiga sobreviver na nova sociedade húngara.

Sucesso - Kertesz, 73 anos, informou que trabalhou durante dez anos sobre o tema antes de publicar a obra. O livro mais conhecido do húngaro é 'Sorstalansag', publicado em 1975. Ele narra a tragédia dos judeus durante o nazismo através da história de um jovem de 14 anos enviado aos campos de extermínio. O livro é baseado na experiência pessoal do autor.

Nascido em 9 de novembro de 1929 em uma família judaica de Budapeste, Kertesz foi deportado em 1944, aos 15 anos, para o campo de Auschwitz-Birkenau, do qual foi transferido para o campo de Buchenwald, de onde só saiu em 1945.

Kertesz explicou que, apesar de seus livros falarem do genocídio dos judeus ou do comunismo, não têm uma dimensão política. "Eu faço literatura, não tratados políticos. 'Sorstalansag' é uma obra sobre a ausência de destino, não sobre o Holocausto. 'Felszamolas' é um livro sobre o presente e o passado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;