Economia Titulo
FMI elogia desempenho econômico do Uruguai na crise argentina
Das Agências
21/04/2002 | 21:16
Compartilhar notícia


O Uruguai pode sofrer mais se a crise econômica argentina se prolongar, reconheceu neste domingo o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas afirmou que a reação do governo uruguaio para tentar conter a crise foi "exemplar", "muito rápida" e "muito eficiente" e impediu um contágio maior.

"A forma que as autoridades uruguaias têm conduzido o problema é exemplar, imediatamente, em janeiro, tomaram medidas nas áreas cambial e fiscal para combater o efeito dos problemas da vizinha Argentina", disse Thomas Reichmann, conselheiro do FMI para a América Latina e ex-chefe do caso argentino.

"Os uruguaios reagiram rápido e de forma muito eficiente à crise de dois bancos específicos, muito ligados à Argentina (...), sem maiores problemas, e estão mantendo boas e firmes relaçõees com os outros bancos que estão cooperando e funcionando normalmente", acrescentou.

Reichmann ressaltou ainda que o nível de reservas internacionais se manteve e foi fortalecido pelo programa combinado com o FMI no final de março, de US$ 743 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;