Economia Titulo
Governo incentiva compra de empresas sustentáveis
Da Agência Brasil
21/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo federal está incentivando a contratação de empresas fornecedoras de bens e serviços que adotem práticas sustentáveis em sua produção.

O programa de contratações públicas sustentáveis, lançado pela SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, prevê a inclusão gradual de critérios ambientais, sociais e econômicos para contratações públicas e processos licitatórios.

Essas exigências deverão constar do processo de compras públicas e editais das licitações. A decisão sobre a proposta mais vantajosa vai levar em conta os aspectos sustentáveis. Deverão ser escolhidos bens, serviços e produtos que causem menor impacto ambiental e tenham maior eficiência energética, segundo a secretaria.

A STLI informa que o objetivo é melhorar a qualidade do gasto público, realizando contratações mais efetivas, além de estimular a adoção de processos produtivos menos poluentes por parte do setor industrial, ajustando o mercado nacional à sustentabilidade.

Apesar de serem mais caros, os produtos sustentáveis representam economia a longo prazo, porque reduzem os gastos do Estado com políticas de reparação de impactos ambientais, diminuem o consumo de energia e de materiais e incentivam o desenvolvimento econômico baseado em práticas socioambientais corretas. A STLI aponta que o Estado brasileiro é um grande consumidor de bens e serviços - responde por entre 10% e 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;