Internacional Titulo
Prêmio Nobel da Paz 2000 é disputado por 150 candidatos
Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 13:32
Compartilhar notícia


As propostas dos 150 candidatos ao prêmio Nobel da Paz 2000 foram recebidas nesta terça-feira pelo comitê norueguês que realizará nesta quarta sua antepenúltima reuniao antes de decidir quem ficará com a honraria, segundo a agência de notícias norueguesa NTB.

O presidente norte-americano Bill Clinton, e o Exército de Salvaçao da cidade albanesa de Kukes figuram entre os 144 primeiros candidatos, quantidade recorde, a qual se somam seis propostas efetuadas por membros do comitê.

Segundo a NTB, as possibilidades de Clinton ganhar o prêmio reduziram depois do fracasso da cúpula israel-palestina de Camp David, em 25 de julho deste ano.

Outras propostas sao a organizaçao católica italiana San Egidio, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, e o presidente da Coréia do Sul, Kim Dae Young.

Entre as candidaturas mais originais figuram a da cidade albanesa Kukes, apresentada pelo primeiro ministro albanês, Ilir Meta. No ano passado, os 15 mil habitantes da cidade receberam 450 mil refugiados de Kosovo.

O Prêmio Nobel da Paz, que este ano corresponde a nove milhoes de coroas suecas (US$ 1 milhao), será anunciado no dia 13 de outubro em Oslo. No ano passado, o comitê premiou a organizaçao francesa humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;