Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Petistas, Ferrarezi e Barba declaram apoio para Alex Manente no 2º turno

Presidente da Câmara e deputado do PT expõem posição ao nome do PPS

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
07/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Dois dos principais nomes do PT de São Bernardo, o presidente da Câmara, José Luís Ferrarezi, e o deputado estadual Teonílio Barba anunciaram ontem voto e apoio ao candidato a prefeito do PPS, deputado federal Alex Manente, para a disputa do segundo turno contra o prefeiturável do PSDB, deputado estadual Orlando Morando.

Derrotado na corrida ao Paço – Tarcisio Secoli (PT) foi apenas o terceiro colocado –, o petismo anunciou na noite de quarta-feira neutralidade para a segunda etapa do processo eleitoral, porém, liberou escolha de seus filiados para embate do dia 30 entre Alex e Morando.

Pelas redes sociais, Ferrarezi gravou depoimento de adesão ao popular-socialista, sem muitos detalhes. “Passou o primeiro turno das eleições, onde nós apoiamos o PT, representado pelo candidato Tarcisio, que infelizmente não consegui dar continuidade a este projeto. Agora para este segundo turno venho aqui declarar o meu apoio ao deputado federal Alex Manente. Todos que me conhecem sabem do meu perfil de não ficar sem tomar posicionamento”, disse.

Questionado posteriormente pelo Diário, Ferrarezi explicou que sua decisão partiu após deliberação do PT. “Entendi após a reunião no diretório que estava liberado. Não sei como será esse envolvimento no apoio ao Alex. Somente reforço que sempre me posiciono em situações”, discorreu.

Deputado estadual, Barba declarou adesão ao popular-socialista. Além de reforçar a rivalidade entre PT e PSDB em nível nacional, lembrou do apoio de Alex à então candidatura de Luiz Marinho (PT), no segundo turno da eleição de 2008, também contra Morando. “Uma questão importante é que o PSDB é o inimigo do PT em todas as instâncias. Seja nacional, estadual ou municipal. Eu jamais votarei no 45. Além disso, o Alex Manente foi importante para o PT em 2008. Além do voto (ao Marinho), ele foi para a rua, fez campanha. Eu ainda não era deputado, mas presenciei tudo isso a favor do prefeito Luiz Marinho”, destacou Barba.

Ao comentar sobre participação em campanha do parlamentar federal, o petista reforçou que vai “fazer reunião com grupo, com a militância, para votar e fazer campanha para o Alex”.

Barba deixou de lado o fato de Alex ter votado a favor de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em abril, na Câmara Federal. “No plano nacional, PSDB, PPS, DEM e SD são inimigos políticos do PT. Ocorre que em eleição municipal é diferente, o plano local é diferente. Precisamos de compromisso com o legado transformador do prefeito Marinho, algo que o Orlando não vai fazer. É um legado bem-sucedido. Além de todo esse compromisso, ele já assegurou que executará as obras tiradas nos orçamentos participativos, melhor instrumento de consulta popular. Por isso meu voto é no Alex”, complementou Barba. “O melhor plano, que era o Tarcisio, não foi ao segundo turno. Eu jamais votarei 45.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;