Internacional Titulo
Relatório italiano sobre morte de agente diverge do americano
Da AFP
02/05/2005 | 18:23
Compartilhar notícia


O governo italiano publicou na noite desta segunda-feira um informe com numerosas divergências em relação à versão divulgada pelos Estados Unidos sobre as circunstâncias da morte do agente secreto italiano Nicola Calipari, no dia 4 de março em Bagdá.

O relatório italiano afirma que "o posto de controle volante americano não estava assinalado", que "os soldados da patrulha americana atiraram por inexperiência e por causa da tensão", que a velocidade do veículo no qual circulavam os italianos "não poderia ser questionada" e que "a cena da tragédia não foi mantida em estado que facilitasse a investigação, após os tiros".

O relatório foi realizado tendo como base uma enquete feita pelo diplomata Cesare Ragaglini e o general dos serviços secretos Pierluigi Campregher, todos os dois membros da comissão mista italo-americana que se recusaram a assinar as conclusões americanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;