Internacional Titulo
Blair diz que não há espaço para milícias no Iraque
Da AFP
06/04/2004 | 14:48
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, advertiu nesta terça-feira que não existe espaço para milícias armadas no Iraque, após uma reunião em Londres com o ministro das Relaciones Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari.

"Não há absolutamente nenhum lugar para milícias armadas no Iraque", declarou o Blair, que chamou o jovem líder xiita radical Moqtada Sadr de "extremista e fanático".

Ao comentar a intensificação da revolta das milícias xiitas no Iraque, Blair disse: "Nossa resposta a isso não deve ser uma fuga aterrorizada, nos esconder ou pensar que estamos equivocados. Pelo contrário, nossa resposta deve ser permanecer firmes, porque isso é o que deseja a maioria do povo iraquiano", disse.

"Alguns grupos abusam da liberdade no Iraque. São simpatizantes de Saddam Hussein, terroristas vindos do exterior e, de acordo com o que vimos recentemente, existem pessoas que desejam obstruir o caminho que leva a uma verdadeira democracia no Iraque".

Por sua parte, Zebari destacou que os próximos meses serão cruciais para o Iraque. "Atravessamos um período crítico de nossa história. Esperamos que esses desafios aumentem por causa da aproximação do dia 30 de junho, data de transferência do poder no Iraque. Devemos atuar com firmeza", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;