Economia Titulo
Governo vai analisar futuro de bancos federais
Do Diário do Grande ABC
08/02/1999 | 20:09
Compartilhar notícia


O governo quer decidir, até o final de outubro, o que fazer com os bancos sob seu controle - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia. É o que informa nota divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Fazenda, após reuniao do Comitê de Coordenaçao Gerencial das Instituiçoes Financeiras Públicas Federais (Comif).

Entre as alternativas, porém, a nota nao cita privatizaçao. Ela informa que serao elaborados estudos que "devem analisar alternativas tendo em vista o futuro dessas instituiçoes financeiras, incluindo, por exemplo, fusoes, transformaçoes em agência de desenvolvimento ou banco de segunda linha e a busca de parceiros estratégicos." O objetivo desses estudos, conforme a nota, é "racionalizar e tornar mais compatíveis" a atuaçao dessas quatro instituiçoes oficiais federais.

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, comentou, em entrevista concedida na última quinta-feira, que há "enorme sobreposiçao" entre as atividades do Banco do Brasil e as da Caixa Econômica Federal. Ele lembrou, ainda, que a sociedade brasileira fez um aporte de capital da ordem de US$ 8 bilhoes no Banco do Brasil.

Os termos de referência para elaboraçao desses estudos estarao prontos até o dia 28 de fevereiro próximo. Os estudos serao concluídos até o dia 31 de outubro. As alternativas indicadas serao submetidas a audiências públicas até 31 de dezembro e as decisoes finais adotadas ao longo do ano 2000.

O Comif nao se reunia desde outubro de 97. A partir de agora, porém, deverao ser realizadas reunioes mensais "com o objetivo de acompanhar de forma mais efetiva o processo de reestruturaçao ora em curso nas várias instituiçoes", segundo informa a nota. Na reuniao, foi também analisada a atuaçao dos bancos oficiais nos programas de exportaçao. A nota informa que o Comif "reiterou sua decisao anterior no sentido de enfatizar a importância da continuidade desse trabalho."

Participaram da reuniao representantes dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestao e do Banco Central, além dos presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco da Amazônia e do Banco do Estado de Sao Paulo (Banespa).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;