Internacional Titulo
Londrinos recebem trem-bala na requintada estação de St-Pancras
Da AFP
06/11/2007 | 17:53
Compartilhar notícia


Jóia da arquitetura vitoriana esquecida em um bairro abandonado de Londres, a estação de Sait-Pancras ganhou vida novamente em pleno século XXI graças a um investimento de 1,2 bilhão de euros e seis anos de trabalho que fizeram da antiga construção uma catedral cheia de requinte e dedicada ao trem-bala.

Sem as luzes em neon, sem as salas de espera em que se sentia um frio glacial, a St-Pancras agora é luxuosa. Lojas populares foram substituídas por butiques refinadas, o McDonalds saiu e em seu lugar ficou um pub, e o famoso "Hotel da Estação" será um estabelecimento cinco estrelas que só deve ser inaugurado em 2009.

"Reencontrando o prestígio das estações e das viagens de trem, nós fizemos da Saint-Pancras um destino em si. A estação vai se tornar um ponto de encontro em Londres", comemora Mike Luddy, diretor do projeto da LCR (London and Continental Railway), a empresa que coordena o Eurostar do lado inglês da Mancha.

O objetivo da empreitada é claro: convencer a clientela mais rica a tomar um trem e não um avião. Para fazer isso, Londres já dispõe do prédio ideal: uma obra-prima vitoriana que é considerada desde sua construção, em 1868, o maior espaço fechado do mundo. O imenso vitral de 32 metros de altura também foi reformado e ganhou nova vida.

Bombardeada durante a guerra e esquecida em um bairro abandonado, a estação precisou de uma recauchutagem geral. Sua situação chegou a um ponto tal que, nos anos 60, a demolição da construção chegou a ser cogitada.

Seis anos de trabalho e 800 milhões de libras mais tarde permitiram aliar o romantismo do século XIX à sofisticação tecnológica do XXI: Internet sem fio, vidros autolimpantes, chão redutor de barulho e interconexão com uma dezena de linhas de metrô e de trem.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;