Economia Titulo
Processo de terceirização cresce até 80%
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
21/07/2001 | 17:24
Compartilhar notícia


O processo de terceirização dentro das empresas continua crescendo no país. Pelo menos é o que registram os números da Adecco Top Services, multinacional franco-suíça com unidade em São Bernardo especializada neste segmento. Segundo a empresa, no último ano, o número de trabalhadores contratados pela companhia para a terceirização cresceu 80%, passando de 1.628 para 2.932. A expansão ocorre em especial em setores como indústria alimentícia, automotiva, setor da construção civil, bancos e, mais recentemente, companhias de tecnologia e telecomunicações.

“Os processos de terceirização têm crescido principalmente nas áreas de produção fabril, onde as empresas estão voltadas para a criação de novos produtos e procuram direcionar as atividades-meio (menos importantes) para terceiros”, disse a gerente dessa área na companhia, Angelina Vinci. Segundo ela, a empresa pode concentrar-se em sua atividade principal e delegar as funções secundárias.

Muitas empresas da região, de diferentes segmentos e portes, já terceirizam parte de seus serviços. Na unidade da Rolls-Royce, em São Bernardo, os setores de refeição, limpeza e serviços administrativos e de informática são terceirizados, segundo o responsável pela administração predial, Eliseu Marques. “A empresa consegue maior eficiência nos serviços, pois contrata profissionais especializados nestas áreas. E a sua força-tarefa volta-se ao segmento principal”, disse.

Mas não são apenas grandes indústrias. No ABC Plaza Shopping, em Santo André, trabalham 54 pessoas na limpeza e outras 52 na segurança, todas contratadas por terceirização. “A redução nos custos e a praticidade na contratação das pessoas são vantagens que temos”, disse a gerente de marketing, Márcia Pacheco. “Acredito que a terceirização serve em algumas áreas, e a maior vantagem é administrativa”, disse Nelson Paschoaloni, gerente estrutural da UniA-Centro Universitário de Santo André, onde estes dois setores são terceirizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;