Internacional Titulo
Pesquisa revela que maioria não sabe diferenciar gripe de resfriado
Do Diário OnLine
26/12/2006 | 17:40
Compartilhar notícia


Uma pesquisa mundial, encomendada pela empresa farmacêutica Roche, entrevistou 3516 pessoas de seis países, e revelou que 58% das pessoas não sabem diferenciar a gripe do resfriado.

Outro dado revelado pela pesquisa é que embora 90% dos entrevistados tome alguma medida para tratar a doença, entre os que procuram ajuda médica a maioria o faz após dois dias, quando já é muito tarde para receberem um tratamento eficiente.

O estudo mostrou ainda que os ingleses são os que menos procuram médicos e os que mais se automedicam para combater a gripe, apenas 25% deles procuram um profissional e 38% tomam medicamentos por conta própria.

Já 72% dos franceses procuram um médico e juntamente com os alemães são os que menos utilizam medicamentos por conta própria. Ainda no quesito médico, a pesquisa mostrou que 55% daqueles que procuram um médico o fazem para melhorar rapidamente e 51% para evitar as complicações da doença.

Quando perguntados por que tardam a procurar um médico, 1/3 dos entrevistados responderam que a gripe é uma doença que não necessita de tratamento. Outro dado da pesquisa, mostra que 40% dos entrevistados acham que a gripe não é uma doença séria.

A percepção dos entrevistados sobre o tratamento e a prevenção mostrou-se confusa. Cerca de 12% deles citaram a vacina como forma de tratar a gripe, sendo que a vacina é apenas um  método preventivo. Além disso, apenas 17% dos respondentes sabiam da existência de  antivirais para o tratamento da gripe, e apenas 5% sabiam que os antivirais também podem ser usados de forma preventiva. 

Cerca de um terço dos entrevistados afirmou que hoje, devido às notícias veiculadas sobre a gripe aviária, é mais provável que procurem um médico ao apresentarem os sintomas da gripe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;