Internacional Titulo
EUA e líderes mundiais se despedem de Ronald Reagan
Da AFP
10/06/2004 | 19:37
Compartilhar notícia


O corpo do ex-presidente Ronald Reagan será enterrado na sexta-feira em Simi Valley, na Califórnia. O velório do republicano, que morreu no último sábado, reunirá chefes de estado de todo o mundo.

Durante toda a semana, milhares de americanos foram ao velório de Reagan. Primeiro na Califórnia, onde o ex-presidente vivia e morreu, e desde quarta-feira na sede do Congresso, em Washington.

Cerca de cinco mil pessoas passaram por hora em frente ao caixão fechado de Reagan nesta quinta — eles esperavam até sete horas na fila. Os organizadores das cerimônias calculam que mais de 150 mil pessoas devem prestar homenagem ao ex-presidente em Washington, depois das mais de 100 mil em Simi Valley.

Reagan terá direito a um funeral de estado que contará com a presença de dezenas de chefes de estado na Catedral de Washington. Junto a Nancy Reagan, 82 anos, com quem o ex-presidente viveu durante 52 anos, estará o atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Vários ex-governantes assistirão ao funeral na sexta, entre eles a ex-premiê britânica Margaret Thatcher; o russo Mikhail Gorbachov, último líder da União Soviética; e Lech Walesa, chefe do sindicato anticomunista polonês Solidaridad e depois presidente da Polônia.

Além deles, participarão das honras autoridades atuais como o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o alemão Gerhard Schroeder, o sul-africano Thabo Mbeki e o italiano Silvio Berlusconi. Na primeira fila estarão os quatro ex-presidentes americanos vivos: Gerald Ford (republicano), Jimmy Carter (democrata), George Bush (republicano) e Bill Clinton (democrata).

A França será representada por seu ministro de Assuntos Exteriores, Michel Barnier, e o ex-presidente Valéry Giscard d'Estaing. A rainha Elizabeth da Inglaterra enviou seu filho, o príncipe Charles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;