Nacional Titulo
Tragédia do Palace 2 é tema de bloco carioca
Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 16:02
Compartilhar notícia


A tragédia do edifício Palace 2, que desabou em 22 fevereiro de 98, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, virou tema do bloco de carnaval de rua Clube do Samba, liderado pelo cantor e compositor Joao Nogueira. O samba "Meu mundo caiu", de autoria de cinco bambas - além de Nogueira, Paulo César Pinheiro, Paulo César Feital, Dalmo Castelo e Moacyr Luz - foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira à noite na barraca do bloco, no Terreirao do Samba, na Praça Onze, tradicional reduto de sambistas do Rio.

A letra foi aprovada pelos ex-moradores do edifício, que estiveram na festa. O desabamento do Palace 2, da Construtora Sersan Engenharia, do ex-deputado Sérgio Naya, provocou a morte de oito pessoas e deixou 176 famílias desabrigadas. "O samba é mais uma forma de fazer com que essa tragédia, que nao é só nossa, mas de toda sociedade brasileira, nao caia no esquecimento", afirmou Rauliete Barbosa Guedes, presidente da Associaçao das Vítimas do Palace 2.

A idéia de fazer um samba que lembrasse a história do desabamento surgiu por acaso. Há uma semana o advogado Armando Barros, que representa algumas vítimas na área cível, encontrou com Joao Nogueira na Avenida Nilo Peçanha, no Centro. "Lembrei que um grupo de ex-moradores do Palace queria fazer um samba contando a tragédia, entao aproveitei a situaçao para falar com Joao", contou.

O cantor gostou da idéia e a levou à diretoria do Clube do Samba, que já havia escolhido o tema de 99 - a moratória do governador de Minas Gerais, Itamar Franco. Aprovada a proposta, Nogueira tratou de fazer o refrao: "Naya safado/homicídio é coisa feia/Dura Lex, Sed lex/seu lugar é na cadeia."

Na segunda-feira os outros compositores se reuniram no restaurante Alcazar para finalizar a letra. A maior preocupaçao do grupo era evitar que o samba nao ficasse com um ar piegas ou que pudesse ofender as vítimas do Palace 2. "Mexer com isso é muito delicado, mas acho que o samba saiu na medida certa", afirmou Moacyr Luz, um dos compositores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;