Economia Titulo
Fórum Social de Florença gera polêmica
Da AFP
30/10/2002 | 14:02
Compartilhar notícia


O governo italiano decidirá nesta quinta-feira durante uma reunião do conselho de ministros pela suspensão ou o traslado do Fórum Social de Florença (centro da Itália), programado para 6 a 10 de novembro.

O governo presidido por Silvio Berlusconi teme que possam ocorrer incidentes durante o fórum organizado pelos movimentos antiglobalização europeus após os realizados em Porto Alegre e Seattle (Estados Unidos).

"O informe feito pelo ministro do interior sobre o fórum é preocupante", declarou esta quarta-feira o chefe de governo italiano, que convocou a reunião do gabinete para tomar uma decisão definitiva.

O anúncio de uma possível suspensão ou de uma transferência suscitou o protesto dos organizadores do evento, que emitiram um comunicado confirmando a realização do fórum em Florença nas datas previstas. Para o Fórum Social Europeu é "irresponsável e puramente alarmista" a tentativa do governo de querer mudar a sede do encontro.

Ante a chegada dos ativistas antiglobalização de todas as partes do mundo, foi convocada uma reunião do comitê nacional para a ordem e segurança pública, na qual participará o chefe da polícia de Florença, Achille Serra.

Durante o encontro mundial dos movimentos antiglobalização se prevê a realização sábado 9 de uma grande manifestação na cidade toscana, conhecida pela riqueza de seu patrimônio cultural.

Pelo menos 150.000 pessoas assistirão ao encontro, segundo fontes de imprensa. O temor de que sofram danos as importantes obras de arte que abriga a cidade dos Medici tem sido várias vezes ressaltado pelas autoridades nacionais.

"Florença não será como Gênova", afirmou nos meados do mês o ministro do interior, Giuseppe Pisanu, ao lembrar a cúpula de chefes de Estado e de Governo das sete potências mais industrializadas junto com a Rússia realizada em julho de 2001.

Durante as manifestações realizadas então, grupos extremistas saquearam a cidade e um jovem italiano morreu nos confrontos com a polícia, os quais deixaram centenas de feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;