Esportes Titulo
Percurso irregular é a atraçao da Volta Ciclística
Do Diário do Grande ABC
23/11/2000 | 01:27
Compartilhar notícia


  Além da premiaçao e da oportunidade de estar competindo com os melhores do país, os ciclistas profissionais que participam domingo, a partir das 8h, da 3ª ediçao da Volta Ciclística do Grande ABC sao unânimes em apontar o principal atrativo da competiçao: o percurso irregular. Composto de subidas íngremes de mais de um km e descidas de alta velocidade, o trajeto de 100 km permite maiores desafios e ralis de pura técnica.

Este aspecto que encantou o atual vice-campeao pan-americano da prova contra o relógio, Márcio May. Para ele, principalmente as ladeiras selecionam os atletas mais preparados. "Na subida, você vê quem se preparou e nao permite a um azarao chegar à frente", disse. May também acredita que este tipo de circuito se assemelha aos trajetos de estrada internacionais, como os montanhosos europeus. "Lá, temos subidas de 15 a 20 km", completou o atleta, que correrá pela equipe Memorial, de Santos, a principal adversária de Sao Caetano no evento.

O atual campeao pan-americano da prova meio fundo, o paranaense Hernandez Quadri Jr., concorda com May e sugere até que outras provas no Brasil sigam a linha irregular do percurso de domingo. Ele critica, por exemplo, provas como a Nove de Julho, que é realizada só no plano. "Lá, você dá margem de vitória a qualquer um com um pouco de preparo. Na Volta do Grande ABC, você tem a técnica como principal".

O trabalho de equipe nas subidas foi o destaque de Fábio Augusto Fernandes, coordenador da equipe de Santo André, para a prova. "Pode haver, por exemplo, alguns ciclistas de uma equipe arrancando nas ladeiras e outros segurando, para a fuga do companheiro. Esta briga é um espetáculo para o público".

A 3ª Volta Ciclística do ABC abrigará as principais ruas e estradas das sete cidades da regiao. A prova é aberta para atletas de todo o país e de todos os níveis. Os profissionais (categoria pró-elite) largam em Paranapiacaba e farao o percurso máximo de 100 km, passando por Rio Grande da Serra e seguindo por Ribeirao Pires, Mauá, Santo André, Sao Bernardo, Diadema e Sao Caetano até voltar para Santo André. Já os amadores, largam, às 8h, em frente ao Carrefour Santo André e darao voltas apenas no circuito oval de 3 km montado próximo ao supermercado, em percurso que irá variar de 6 a 20 voltas de acordo com a idade e o preparo do participante.

As inscriçoes sao gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3862-5378 e 4123-4306, das 9h às 17h.

Colaborou Eduardo Merli




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;