Setecidades Titulo
Ambientalistas fazem mapeamento da Billings
Glauco Araújo
Da Redaçao
18/06/2000 | 16:44
Compartilhar notícia


Um grupo de 27 ambientalistas do SOS Billings fez um mapeamento da represa no sábado, como parte do 1º Fórum Billings. Os participantes do Fórum percorreram as águas das 9h às 13h para recolher dados sobre a situaçao da área em três embarcaçoes, uma com ambientalistas e outras duas para segurança.

O grupo fez algumas paradas para recolher lixo da represa. Para o presidente do SOS Billings, Jordao Mendes Homem de Gouveia, 44 anos, a situaçao da represa é preocupante. "A situaçao demanda mais atençao. Encontramos muito lixo perto de ninhos de biguás. Tivemos de mergulhar e fazer uma pequena coleta desse material."

Jordao conversou com alguns moradores ao redor da represa e descobriu uma tentativa de se acabar com as aves que vivem na Billings. "Alguns pescadores locais tentaram exterminar esses pássaros porque eles estariam acabando com os peixes. Se isso for feito, acabaríamos com uma cadeia alimentar."

Ele disse que a idéia principal dos fóruns é discutir açoes diretas periodicamente. Antes de iniciarem o mapeamento, houve uma reuniao em terra e um debate já na embarcaçao. "Dentro de 30 ou 45 dias vamos nos reunir para elaborarmos atividades na regiao. Um fórum será para planejamento, e outro para açoes diretas", falou Jordao.

O ambientalista identificou duas aldeias indígenas, os Curucutus e Bororós. "Vamos procurar uma parceria com a Funai para preservar o artesanato e a cultura dos índios", disse Jordao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;