Setecidades Titulo
Exposição lembra viagem de Darwin
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
15/09/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


As paisagens presenciadas pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) durante mais de quatro anos de viagem a bordo do navio Beagle foram levadas para o pátio da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Até sábado, alunos e público em geral poderão conferir a exposição que traz painéis com a história de Darwin - pai da Teoria da Evolução - além de cones e pequenas televisões à manivela que reproduzem as imagens das aventuras do cientista. Uma réplica do Beagle com função de sala de vídeo também compõe a exposição.

A instalação lúdica e interativa integra a quarta edição da Universidade Aberta - Leituras de Darwin, inaugurada ontem. O evento é uma realização da USCS e Sesc São Caetano e conta com apoio do Diário.

Para o reitor, Silvio Minciotti, as lições deixadas por Darwin devem servir de exemplo à classe estudantil. "Ele deu uma grande contribuição à ciência, pois questionou as ideias da época. Dava valor à pesquisa, estudo e aos métodos. Foi o precursor de um comportamento que as universidades abraçam."

As alunas Thaís Resende, 20 anos, do curso de Comércio Exterior, e Pamela Bibiano, 19, de Sistema de Informação, aprovaram a iniciativa da universidade. "Já estudei um pouco sobre Darwin, mas é possível aprender muito mais com a exposição. A montagem está muito criativa. Também pretendo participar das palestras", diz Thaís.

Programação - O geógrafo Aziz Ab'Sáber abriu o evento ontem à noite com a palestra ‘Darwin no contexto científico e social'. Para o estudioso de 85 anos, falar sobre o cientista é sempre um prazer. "Tenho grande admiração por ele e é muito importante que os universitários conheçam sua história." Ab'Sáber destaca a capacidade de observação de Darwin como sua principal virtude. "Ele percebeu as diferenças na estrutura biológica das tartarugas das diferentes ilhas de Galápagos."

Leituras de Darwin continua até sábado (veja ao lado a programação de hoje). A instalação lúdica fica aberta entre hoje e sexta-feira, das 8h às 21h, e no sábado, das 9h às 17h30, no campus 1 da USCS (Avenida Goiás, 3.400, São Caetano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;