Economia Titulo
Ciesp oferece treinamento integrado para certificações
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
13/03/2005 | 19:01
Compartilhar notícia


O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema passou a oferecer pacotes integrados de treinamento para indústrias interessadas em obter as certificações ISO 9001 (gestão de qualidade), ISO 14001 (responsabilidade ambiental), SA 8000 (responsabilidade social) e ISO 18000 (saúde e segurança no trabalho). O sistema integrado pode trazer redução de custos de até 40% para a empresa se comparado com o preço dos treinamentos ministrados separadamente que a entidade já oferece há cerca de 15 anos.

O novo programa tem 1,3 mil horas de duração e é composto por conteúdos técnicos e didáticos, preparação de documentos e toda a orientação para corrigir as falhas e distorções que possam impedir a certificação. Segundo o gerente do Ciesp Diadema, Dario Sanches, as vantagens não são apenas financeiras. “Fica mais fácil fazer a implementação integrada. Além dos custos mais baixos, a gestão do processo fica bem mais simples e a empresa pode dar entrada nas certificações na mesma época”, diz.

O treinamento é dado para grupos de indústrias durante todo o ano, tanto no sistema integrado quanto em separado. As empresas não precisam ser do mesmo setor. Começado o trabalho, é montado um cronograma até a certificação final. Em média, o processo leva de dez a doze meses. “Todas as empresas que participaram foram aprovadas”, diz Sanches. Desde o início dos programas de certificação, 33 grupos já foram treinados e 212 empresas conseguiram os selos.

O objetivo é transformar os próprios funcionários em consultores internos e multiplicadores que gerenciem o processo até o encerramento. Todo o quadro de colaboradores da empresa também passa por treinamento. “Temos parcerias com os maiores especialistas em certificação, de agências como Ina e SGS, apenas para citar dois exemplos”, afirma Nilza Helena Mariucci, coordenadora de treinamento da entidade.

Os custos variam de acordo com o tamanho da empresa e do estágio em que ela se encontra. A média fica entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil por mês. Mais informações pelo site (www.ciespdiadema.com.br) ou pelo telefone 4056-4844.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;