Palavra do Leitor Titulo Artigo
Derivados do Nim sobre os insetos
Do Diário do Grande ABC
28/09/2016 | 09:02
Compartilhar notícia


Artigo

A árvore de Nim (azadirachta indica a. juss.) é uma das fontes mais ricas e diversas de metabólitos secundários em angiospermas. Dentro do universo de compostos químicos do Nim, os limonoides são os mais importantes, destacando-se a azadiractina composta com atividade biológica sobre insetos. A aplicação dos derivados de Nim tem sido muito estudada no MIP (Manejo Integrado de Pragas) e eles têm se revelado tão potentes quanto os inseticidas sintéticos. Esses derivados são empregados na forma de extratos, uma vez que a síntese dos limonoides para o MIP é inviável economicamente em razão da complexidade dessas moléculas. Os derivados do Nim podem ser empregados com múltiplas finalidades, atuando como regulador de crescimento, esterilizante e inibindo a seleção hospedeira dos insetos.

Quando falamos dos efeitos desses derivados sobre ovos de insetos, vale ressaltar que eles variam conforme a espécie de inseto. Existem casos em que não há mortalidade, mas o período embrionário é prolongado. Em outros casos, há redução da viabilidade dos ovos. É possível que esses efeitos se devam à barreira protetora exercida pelo córion do ovo, impedindo a penetração dos limonoides. Na fase de larva, os derivados do Nim ocasionam efeitos mais drásticos, regulando a alimentação e o crescimento, podendo culminar na morte. Os efeitos são resultado da interferência sobre os hormônios da ecdise (troca do exoesqueleto ou tegumento do inseto) e hormônio juvenil e, consequentemente, sobre o processo de ecdise.

Ainda pode atuar em nível de impulsos elétricos no sistema nervoso, impedindo o inseto de adquirir informação gustativa adequada para poder selecionar seu alimento (inibição secundária). E, finalmente, pode reduzir o alimento ingerido devido aos efeitos citotóxicos. Na fase adulta, os insetos que sobrevivem ao tratamento com derivados de Nim geralmente apresentam baixo vigor e distúrbios comportamentais. O tratamento nessa fase pode ocasionar esterilidade, com maior perspectiva para insetos que apresentam intensa atividade de síntese protéica associada à reprodução (vitelogênese), seguida de maturação ovariana e do desenvolvimento dos oócitos.

É possível considerar que os insetos adultos que se alimentam do mesmo substrato dos imaturos têm dificuldade de colonizar plantas com derivados de Nim quando comparados a outros que o fazem de substratos distintos. Limonoides dificultam o reconhecimento do hospedeiro pela praga em razão dos estímulos que promovem a irritação, a locomoção e a dispersão da praga. Limonoides podem ser qualificados como repelentes com baixa capacidade de difusão.

Márcio Alves Silva é professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí. José Djair Vendramim é professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.

Palavra do leitor

Ensino Médio
Difícil entender como as pessoas resistem às mudanças. Mais fácil reclamar, criticar, até mesmo antes de se inteirar de projetos, medidas provisórias etc. Entendo que o governo está tentando dar outro rumo ao nosso País, tão castigado nos últimos anos com tanta corrupção que a cada dia se desvendam novos episódios. Nem sempre as medidas agradam a todos, porém, há de se pensar no futuro dos nossos filhos e netos. Para construir País melhor acertos e erros irão ocorrer. Assim como a reforma do Ensino Médio. Vamos dar aos nossos jovens a oportunidade de escolher as matérias que mais os motivam a cursar. Quem sabe não teremos tantos abandonos. Estamos felizmente em democracia e podemos nos manifestar quando não concordamos, portanto, vamos nos dar o direito a mudanças visando futuro melhor.
Marcia Gualque
São Bernardo

Competência
Há dois anos e meio a Lava Jato vem demonstrando a competência do partido dito dos trabalhadores por seduzir os incautos com tostões para assaltar os cofres públicos, minar as instituições, destruir a economia do País. Além disso, a grande competência sempre demonstrada foi – e continua sendo – a de fazer oposição feroz. São imbatíveis!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Em São Caetano
A campanha política de 2012 em São Caetano se notabilizou pelo excesso de ataques pessoais e escassez de propostas, que, mesmo quando houve, não foram postas em prática nos quatro anos de governo que a sucederam, ou foram implementadas em doses homeopáticas. Esta campanha repete a estratégia que seus interessados entendem ter sido acertada, e ao invés de suavizar arestas políticas, atinge parâmetros de recrudescimento nunca antes visto na cidade. Candidatos passeiam ostentando equipamentos de som em altíssimo volume, discursando ao vivo apenas frases para atingir a moral de adversários e desprezar o enquadramento dentro da lei, das suas campanhas. Chegam a usar apetrechos para caracterizar o simbolismo agressivo de seus atos, como chapéus de cangaceiros, berrantes e outros elementos ameaçadores e descabidos. Esta campanha nos reconduz à encruzilhada em que o petismo nos colocou. Nós e eles. Empenhemo-nos para que se evitem estes atos, e que as urnas em 2 de outubro mostrem a necessidade de extirpar de uma vez por todas esses métodos.
Ruben J. Moreira
São Caetano

Em São Paulo
João Dória em primeiro? Então, como fica o fujão Andrea Matarazzo? Como ficam os apoiadores da Marta, que sempre foi petista? A hipocrisia não tem mais vez na política e São Paulo não quer mais gente mentirosa. Celso Russomanno, aquele que é cria do Maluf, já passou por diversos partidos e hoje se dá bem na Universal milionária. Russomanno só pode entrar se mudar a lei que penaliza os templos monstros, que hoje nada pagam de impostos. Se está bom assim para ele, para nós sempre estará mau, porque são todos – em geral e com raras exceções – hipócritas. Dória tem de registrar em cartório que não irá receber nada da prefeitura. Simples assim.
Antônio José G. Marques
Rio de Janeiro

Triste fim
Que triste fim está tendo o PT, partido criado com a bandeira da ética, transparência, austeridade e de combate à corrupção. O saldo de tudo isso: um a presidente da República afastada por crime de responsabilidade, dois tesoureiros, dois ministros da Fazenda e dois presidentes do partido presos. Seu fundador e principal cabeça está também a um passo de juntar-se aos companheiros na Papuda. Está aí o motivo pelo qual o País está mergulhado em grandes dificuldades políticas, sociais e econômicas no momento. Conseguiram enganar muita gente por bom tempo. Esperamos que essa página manchada seja virada o quanto antes na história do Brasil e que outra era inicie-se com o excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Operação Lava Jato. Cabe a todos nós, brasileiros, também darmos contribuição, analisando e votando muito bem nos candidatos ao Legislativo e Executivo municipais domingo.
Mauri Fontes
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;