Nacional Titulo
Anvisa quer estudar resistência de microrganismos a antibióticos
Do Diário OnLine
Com Agências
03/08/2005 | 16:41
Compartilhar notícia


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai implantar uma rede de monitoramento e controle nos serviços de saúde para estudar o aumento da resistência microbiana aos antibióticos, em particular, na rede hospitalar. O projeto será feito em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e com a CGLAB/SVS/MS (Coordenação-Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde).

Segundo a Anvisa, o uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o surgimento de bactérias e outros microrganismos cada vez mais resistentes, reduzindo a eficácia dos medicamentos. Internações mais longas, o uso de antibióticos mais caros e mais tóxicos são algumas das conseqüências do uso inadequado dessas drogas, o que, além de dificultar e encarecer os tratamentos, pode até impossibilitar sua eficácia.

Para combater e controlar essa resistência, a Anvisa quer analisar o efeito dos medicamentos nos microrganismos que atingem hospitais e a população. Esse será o objetivo da Rede RM (Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;