Economia Titulo
Uniban abriga shopping em seu campus
Walter Wiegratz
Da Redaçao 
29/05/1999 | 20:16
Compartilhar notícia


Os campus universitários nao sao mais os mesmos. A atividade acadêmica divide espaço, agora, com a atividade comercial, objetivando dar a alunos, professores e funcionários da universidade todas as facilidades que um centro de compras pode oferecer. Esse é o caso do Centerban, centro de compras que demandou investimentos de R$ 1 milhao, situado no campus da Uniban (Universidade Bandeirantes), em Rudge Ramos, Sao Bernardo. 

 Em uma área de 6 mil m², o Centerban possui 30 lojas que acomodam uma variada gama de serviços, sobretudo aqueles voltados à alimentaçao. O que mais chama a atençao é a praça de alimentaçao do Centerban que possui mil lugares e é, segundo o diretor do empreendimento, Pedro Paulo Couto, a maior do país.  

No Centerban estao instaladas lanchonetes, cafés, pizzaria, restaurantes de comida por quilo, lojas de roupa, correio, banco, ótica, loja de CDs, cine-foto, papelaria, copiadora, curso de inglês, além de uma recém-inaugurada academia de ginástica que ocupa uma área de 1 mil m² e pode receber até 2 mil alunos por dia.  

"Somos um shopping de conveniência, feito para atender às necessidades básicas dos cerca de 10 mil alunos, professores e funcionários, que passam parte do seu dia nas dependências da universidade", explica Couto.   

Atualmente 27 das 30 lojas estao ocupadas, o que gera 260 empregos, mas serao cerca de 400 quando o lugar estiver funcionando a pleno vapor, em aproximadamente dois meses.  

No dia 18 de julho, o Centerban inaugura o estacionamento com 160 vagas, que terá saída para a via Anchieta. "Teremos fácil acesso e mais visibilidade", afirma Couto. Nessa etapa, Couto explica que o empreendimento passará a contar com uma estratégia de divulgaçao mais agressiva, satisfazendo o clamor dos lojistas por tornar o centro mais conhecido pelos moradores da regiao de Rudge Ramos.   

Essa é a expectativa da empresária Rita de Cássia Costa, dona do Coffee Stop, que está no Centerban há dois anos e meio. "Antes, investir em publicidade nao era prioritário, mas, hoje, o lugar está com cara de shopping e precisa de divulgaçao para que se crie o hábito da freqüência."  

Rita acredita que um grande atrativo para os novos consumidores sao os preços oferecido pelas lojas do Centerban. "Temos preços bons, afinal, nossos clientes habituais sao os alunos, que andam sempre duros", diz.   

De sua parte, os alunos mostram-se satisfeitos com a comodidade ofertada pelo shopping. A estudante de fisioterapia Priscila Oliveira gosta da variedade de opçoes e ressalta o fato de que o lugar "tem tudo a mao". Sua opiniao é compartilhada pela colega Tatiana Toyota, que aproveita o espaço da praça de alimentaçao para estudar e, como nao poderia deixar de ser, como ela fez questao de ressaltar, "para matar uma aulinha de vez em quando".  

Já André Ramaldin, que estuda medicina veterinária, cita como maior vantagem a segurança do lugar. "Aqui nao estamos sujeitos aos riscos da rua", diz.  

Tereza Maria Cassetari, cuja loja de roupas brancas atende a alunos dos cursos das áreas médicas, é uma desbravadora do Centerban e está no local desde fevereiro de 1997, quando havia apenas quatro lojas.   

"Muitos alunos ainda nao se acostumaram com as novidades encontradas aqui, mas na época do vestibular percebemos que os candidatos ficam encantados. Se o fato de ter um shopping no campus puder ser tido como um desempate, a escolha recai sobre a Uniban", afirma Tereza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;