Internacional Titulo
Foguete brasileiro deve ser lançado terça na Suécia
Da Agência Brasil
08/05/2006 | 20:13
Compartilhar notícia


O foguete suborbital brasileiro VSB 30 deve ser lançado na madrugada de terça-feira, à 1h15, no campo de Esrange, em Kiruna (Suécia). O lançamento, previsto para esta segunda, foi adiado por causa do mau tempo, segundo o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB (Agência Espacial Brasileira), João Azevedo. "Por causa de fortes ventos, acima do limite ideal, o lançamento não pôde acontecer".

O foguete carregará quatro experimentos científicos da Agência Espacial Européia (ESA – sigla em inglês) para serem testados. As pesquisas fazem parte de um convênio firmado entre a AEB e a Agência Espacial Alemã DLR/Moraba.

O VSB 30 é um veículo de sondagem para fazer experimentos em alta atmosfera, sendo preciso baixa gravidade para realizá-los. Ele foi desenvolvido pelo IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), pesa cerca de 2,6 toneladas, tem 12,8 metros e pode transportar 407 quilos de carga útil.

Esta é a terceira vez que o foguete brasileiro vai ser lançado. A primeira foi no final de 2004, no Brasil, e a segunda, no ano passado, quando também foi lançado na Suécia, pela DLR/Moraba.

A previsão é que o vôo dure em torno de oito minutos, gerando aproximadamente seis minutos de condições para a realização dos experimentos em baixa gravidade. Cerca de 13 engenheiros e técnicos brasileiros especializados em mecânica e eletrônica participam da montagem e integração do foguete para o lançamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;