Nacional Titulo
Casos de falsificação de remédios crescem no País
08/09/2009 | 07:41
Compartilhar notícia


O Brasil registrou neste ano um recorde de apreensões de remédios falsificados. Somente no primeiro semestre, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Polícia Federal recolheram 316 toneladas desses medicamentos. No ano passado, foram 45,5 toneladas.

Dois fatores contribuíram para esse cenário - o crescimento da ação de quadrilhas e o reforço na fiscalização, principalmente na fronteira e contra laboratórios ilegais.

A maior parte dos lotes apreendidos é de produtos contra disfunção erétil, analgésicos e anti-inflamatórios.

Eles colocam em risco a saúde da população porque podem não fazer efeito e por conter doses erradas de matéria-prima. Os remédios piratas - definição que engloba os produzidos sem permissão da Vigilância Sanitária, os contrabandeados e os falsificados - garantem altos ganhos aos envolvidos na comercialização em decorrência do baixo custo de produção, transporte e distribuição. Para fabricá-los, geralmente basta farinha, prensa e embalagem. Ao chegar aos centros urbanos, como São Paulo e Rio, o produto é armazenado em depósitos.

A comercialização normalmente é feita por camelôs ou feirantes. O segundo principal ponto de venda é a Internet. "Quando vemos um caso assim, o site está hospedado em Miami, no Paraguai, na Bolívia. E não tem como punir esses responsáveis", diz o secretário executivo do Ministério da Justiça e presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Luiz Paulo Barreto.

Tanto Paulo Barreto como o chefe de Inteligência da Anvisa, Adilson Bezerra, confirmam uma tendência constatada desde o ano passado: os remédios piratas têm migrado até para prateleiras de farmácias e drogarias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;