Nacional Titulo
Fiscalização liberta 100 trabalhadores de fazenda em Tocantins
Da Agência Brasil
14/09/2005 | 22:42
Compartilhar notícia


A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego retirou, nesta quarta-feira, 100 trabalhadores da Fazenda Dom Augusto, nas proximidades de Palmas (TO), de condições degradantes e semelhantes à escravidão. O proprietário da fazenda, Alcides Rebechini, terá que pagar cerca de R$ 95 mil em indenizações trabalhistas.

O coordenador do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, Humberto Célio, informou que os trabalhadores dormiam em barracões de lona e alimentavam-se precariamente, além de estarem endividados com a cantina da fazenda, localizada a 40 quilômetros do centro da capital do Estado. Ele disse que "a maioria dos flagrantes de trabalho escravo em Tocantins está concentrada no Norte do Estado" e considerou "muita ousadia" a ocorrência "tão perto de Palmas".

A Polícia Federal vai instaurar inquérito para responsabilizar o proprietário da fazenda e o Ministério Público do Trabalho vai propor ação civil pública. Os trabalhadores têm direito a receber três parcelas do Seguro-Desemprego, no valor de R$ 300 cada uma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;