Internacional Titulo
Novo presidente da Bolívia poderá ser escolhido pelo Congresso
Da AFP
17/12/2005 | 15:36
Compartilhar notícia


O Congresso poderá definir o novo presidente da Bolívia caso o vencedor das eleições deste domingo não consiga os 50% dos votos necessários. Se isso ocorrer, a decisão parlamentar deve ser anunciada apenas em meados de janeiro.

De acordo com o complexo sistema eleitoral boliviano, o candidato apenas chegará ao comando do palácio Quemado de La Paz se receber a maioria absoluta dos votos, ou seja, metade mais um dos 3,6 milhões de eleitores. Nesse caso, o vencedor "por maioria absoluta" tomará posse no dia 22 de janeiro.

Caso contrário, os dois candidatos mais bem votados voltarão a se apresentar ao Congresso, que definirá o vencedor através dos votos de seus 157 membros (27 senadores e 130 deputados), a serem eleitos também neste domingo.

Sem exceção, todos os presidentes bolivianos que concorreram às eleições desde 1982 tiveram de costurar alianças no Congresso para receber a faixa presidencial. Nenhum deles conseguiu a maioria absoluta nas urnas nas eleições de 1985, 1989, 1993, 1997 e 2002. Dois deles, Víctor Paz Stenssoro (1985) e Jaime Paz Zamora (1989), tornaram-se presidentes apesar de não terem conseguido a votação popular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;