Política Titulo
Chirac manifesta apoio a Lula e o convida a Paris
Da AFP
30/12/2002 | 16:51
Compartilhar notícia


O presidente francês, Jacques Chirac, garantiu ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o apoio da França ao "cumprimento de sua missão", e o convidou para uma visita oficial a Paris "quando for possível".

Em uma mensagem enviada a Lula, divulgada nesta segunda-feira pela assessoria de imprensa do governo francês, Chirac defende "um novo impulso à associação estratégica" entre França e Brasil, que se insere em seu "compromisso comum a favor de um mundo multipolar e de uma globalização com uma face humana".

Chirac destacou que Brasil e França, "na qualidade de países amazônicos (Guiana Francesa, Norte da América do Sul), têm uma responsabilidade particular na proteção da floresta". O presidente francês defende "a criação de um grande parque natural na fronteira comum entre o Brasil e a Guiana".

Entre as áreas que os dois países podem exercer uma cooperação, Chirac cita em primeiro lugar a globalização, levando em consideração que a França exercerá em 2003 a presidência do G8.

"O Brasil será para a França um interlocutor essencial para garantir o progresso das iniciativas a favor da erradicação da pobreza, do desenvolvimento sustentável e do controle da globalização financeira", destaca o presidente francês.

Chirac também lembra que será representado na cerimônia de posse de Lula pelo secretário de Estado de Turismo, Léon Bertrand, eleito da Guiana.

"Ele está encarregado, em meu nome e no nome do povo francês, de lhe transmitir meus sinceros desejos de sucesso no cumprimento de vosso mandato", diz Chirac, no informe.

"O senhor colocou sua presidência sob o símbolo da responsabilidade e da esperança, para responder à aspiração do povo brasileiro de um Brasil forte, solidário e aberto ao mundo. Asseguro que a França lhe dará todo apoio no cumprimento de sua missão", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;