Política Titulo
Bisol: acusaçao ao governo de RS é falsa
Do Diário do Grande ABC
05/02/1999 | 13:52
Compartilhar notícia


O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, José Bisol, classificou, nesta sexta-feira, de ``denúncia espetaculosa e absolutamente falsa' a acusaçao do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, de que agentes do gabinete do secretário do governo petista tentaram coagir um casal e que teriam se identificado falsamente como integrantes de entidades de direitos humanos.

A denúncia baseou-se em declaraçoes do casal Otomar e Vani Konrad e foi feita nesta quinta-feira, numa reuniao pública no Palácio Piratini, no debate da regulamentaçao da lei de de proteçao às vítimas da violência.

O secretário substituto de Segurança, Lauro Magnago, na hora, alegou desconhecer a açao ilegal dos agentes, embora confirmasse que a secretaria investigava o caso dos Konrad. O casal teve dois filhos mortos pela Brigada Militar.

José Bisol disse que respeita ``a história e o passado de Jair Krischke', mas entende que houve ``equívoco e precipitaçao' do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. O secretário negou que seus assessores tenham coagido o casal ou que tenham se identificado como integrantes de direitos humanos. ``Eles foram verificar se o casal precisava de proteçao e estamos trabalhando em favor dos direitos humanos'.

Bisol pretende acionar o Ministério Público ``para exercer o controle externo da polícia', como prevê a constituiçao estadual, acompanhando as investigaçoes das polícias civil e militar quando os delitos envolverem policiais.

Numa entrevista à Rádio Guaíba desta capital, Bisol disse também que está elaborando um programa de participaçao e controle da sociedade, incluindo ``associaçoes de bairros; de minorias, como negros, prostitutas e homossexuais, no acompanhamento de inquéritos que envolvam os desejos de justiça dessas associaçoes'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;