Cultura & Lazer Titulo
Ex-agente secreto inglês coloca nome de colegas na rede
Do Diário OnLine
13/05/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


As vidas de dezenas de agentes do serviço de Inteligência britânico foram colocadas em risco nesta quarta quando seus nomes foram publicados em um site hospedado nos Estados Unidos, reportou o jornal London Evening Standard.

Em uma matéria de primeira página, o jornal dizia que as autoridades britânicas estavam fazendo de tudo para retirar a informaçao do ar ou derrubar o próprio site.

Todos os agentes trabalhavam para o Serviço Secreto de Inteligência (SIS), a agência britânica que trabalha fora do país.

O endereço do site nao foi divulgado a pedido do SIS, que alega temer pela vida dos agentes.

A defesa - Nesta quinta, o jornal BBC divulgou que o autor da publicaçao dos mais de 100 nomes é o ex-agente britânico Richard Tomlinson. O acusado diz que o governo está exagerando ao falar dos prejuízos causados por seu ato.

A Inglaterra conseguiu fechar pelo menos um site que Tomlinson usava para publicar a informaçao - no caso, uma página hospedada nos Estados Unidos, no provedor gratuito Geocities.

O secretário de Relaçoes Exteriores Robin Cook condenou o site e disse que nem todos os nomes da lista tinham conexao com o SIS. "No entanto, a liberaçao de uma lista como esta só pode ser considerada um ato irresponsável e perigoso".

O governo está tentando tirar os sites de Richard Tomlinson do ar desde o final do mês passado. Ele saiu do serviço secreto em 1995 e foi preso em 1997 por violar o Ato de Segredos Oficiais britânico.

Ele entao quis publicar suas memórias na Austrália e na Internet. Uma sinopse de sete páginas inclui informaçao sobre o treinamento e dos métodos do serviço secreto.

Tomlinson conseguiu liberdade depois de cumprir seis meses de prisao.

O caso do ex-agente traz de volta à tona a questao da dificuldade de se controlar o material colocado na Internet. Essa questao tem preocupado muito países como Estados Unidos e Inglaterra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;