Economia Titulo
Prestação da casa própria aumenta até 4,93%
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/03/2005 | 14:36
Compartilhar notícia


As prestações da casa própria, para mutuários com contratos baseados no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) vinculados ao PES/CP (Plano de Equivalência Salarial por Categoria Profissional), sofreram reajuste de até 4,93% neste mês, indica a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Segundo o superintendente técnico da entidade, José Pereira Gonçalves, os mutuários com data-base para reajuste salarial em janeiro, e carência de 60 dias para repasse, tiveram acréscimo de 4,87%. Os contratos com data-base em fevereiro, e carência de 30 dias, de 4,93%. “O reajuste é calculado de acordo com a variação do índice de atualização do saldo devedor nos últimos 12 meses e o índice de produtividade de 3%.”

Mutuários que tiverem reajuste inferior ao aumento da prestação devem solicitar revisão. Caso tenha sido maior que o aumento das prestações na data-base anterior, a instituição pode reajustar a dívida do período passado. “Existem dois tipos de contrato; o que é coberto pelo FCVS (Fundo de Compensação das Variações Salariais) e o que não é. Para quem não possui cobertura pode ser prejudicial a revisão, já que a diferença é incorporada ao saldo devedor.”

A Ammesp (Associação dos Mutuários e Moradores do Estado de São Paulo) orienta os mutuários a não pagar reajustes de anos anteriores. Alguns contratos e acréscimos podem ser ilegais, segundo a consultora jurídica Elisângela Chaud. “Antes de efetuarem qualquer acordo com as instituições bancárias, os mutuários devem procurar orientação”, diz. O telefone da Ammesp é 3262-1156.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;