Cultura & Lazer Titulo Em 2017
Grupos artísticos da região são contemplados pelo Proac

Projetos de teatro, artes cênicas e festivais receberão incentivo

Miriam Gimenes
26/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Cinco dos 11 projetos que foram contemplados pelo Proac (Programa de Ação Cultural), promovido pelo governo do Estado de São Paulo, são do Grande ABC. Profissionais de Diadema, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano estão na lista dos escolhidos.

Entre eles, está evento tradicional na região, o ABCDança, realizado no palco do Teatro Clara Nunes, em Diadema, que conta, pela segunda vez com o apoio do Proac. Neste ano, o projeto foi contemplado no edital de Festivais de Artes 2 e realizará a 12ª edição em 2017. A mostra contemporânea de dança é voltada aos artistas e grupos do Grande ABC e da cidade de São Paulo.

Mais quatro coletivos teatrais da região foram selecionados em outros três editais. O Coletivo Pandemônio em Cena, de Santo André, com o projeto Noite de Reis – Um Elogio à Diversidade, no edital de primeiras obras de produção de espetáculo de teatro.

O grupo Pequeno Teatro de Torneado, de Ribeirão Pires, foi premiado no concurso circulação de espetáculo de teatro e continuará a apresentar o musical Peter em Fúria, resultado de releitura do conto Peter Pan e Wendy, de J.M. Barrie, transportado para a realidade de uma favela brasileira.

Outros dois coletivos foram escolhidos no edital de circulação de espetáculo de artes cênicas e são voltados para o público infantojuvenil: um deles é a Cia. Jangada, de Santo André, que circulará com o espetáculo Temos Vagas, e a outra peça é Oju Orum, do Coletivo Quimzumba.

Até o momento foram definidos os selecionados nos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), além de festivais de artes 1 e 2. Ainda restam ser escolhidos 33 editais, cujos resultados devem ser divulgados até o mês de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;