Memória Titulo Memória
O poeta de Ribeirão aos 95 anos

Américo Del Corto nasceu em 23 de setembro de 1921

Ademir Médici
23/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Hoje é aniversário de Américo Del Corto: 95 anos de idade e dedicação à sua Ribeirão Pires. Ele nasceu em 23 de setembro de 1921, filho de Pedro Del Corto e Lúcia Zanetti Del Corto. Foi oleiro e motorista de caminhão. Sempre trabalhou duro: ao lado dos pais, irmãos e da sua grande paixão, Lina Maria.

Músico e maestro. Compositor. Professor de música. Memorialista. Dele Memória guarda três livros maravilhosos, o que fala das bandas de música de Ribeirão Pires (e aqui se destaca o músico), o que traz reminiscências da cidade (e aqui aparece o memorialista) e o que reúne poesias românticas que ele produziu (e aqui está o poeta).

Inspirada em Olavo Bilac – leiam lá, amigos! – Memória destaca da obra de Américo Del Corto, Você – sem sombra de dúvidas dedicada a Lina:

Eu sonhava ter um dia
um casebre de sapé
onde só três caberiam
o amor, eu e você.

Parabéns, amigo Américo Del Corto. Saiba que aqui em Memória há um fundo com o seu nome. E com a sua voz. São fitas de programas irradiados pela estação do Ademar Bertoldo, que o ‘Cavalão’ gravou especialmente para nós.

Nos programas está o historiador Américo Del Corto. Ele e todos os seus parceiros naquelas manhãs de domingo. É um conjunto de vozes e ensinamentos.

Nesta data tão querida, criamos uma nova pauta: destacar as suas lembranças radiofonizadas. Material rico para uma Ribeirão Pires que tem história. Memória reservará um cantinho semanal para as suas lembranças, prezado Américo. Força, amigo. E obrigado por tudo.

Velhas Árvores
Poema clássico de Olavo Bilac
Memória errou. Atribuiu o poema Velhas árvores ao advogado Nevino Antonio Rocco (quarta-feira, dia 21). Claro, trata-se de um poema clássico de Olavo Bilac, cuja letra nos foi enviada, anos atrás, pelo próprio Nevino. Bilac, o autor; Nevino, o portador.

Agradecemos às várias manifestações recebidas. Elas comprovam que Memória é lida por gente culta e ligada aos acontecimentos da nossa história. Pedimos desculpas pela falha. E reprisamos o poema, que de fato é muito lindo e oportuno na chegada da primavera.

Olha estas velhas árvores, mais belas do que as árvores moças, mais amigas. Tanto mais belas quanto mais antigas. Vencedoras da idade e das procelas... O homem, a fera e o inseto, à sombra delas vivem, livres da fome e de fadigas: e em seus galhos abrigam-se as cantigas e os amores das aves tagarelas. Não choremos, amigo, a mocidade! Envelheçamos rindo.

Envelheçamos como as árvores fortes envelhecem, na glória de alegria e da bondade, agasalhando os pássaros nos ramos. Dando sombra e consolo aos que padecem!

Lembranças
Hoje é o dia de celebração do aniversário da dona Eliza, minha bisavó. Mulher inteligente, forte e muito política. Aliás, ela foi a grande política da família (Memória, quinta, 22).
Lúcia Flaquer, de Santo André
Passei minha infância indo comprar pão do ‘Seu’ Valente, na avenida Dr. Erasmo, esquina com a Rua José Bonifácio (Memória, quarta, 21). Euclydes Rocco Junior, arquiteto.

Trilha Nova Romaria
“Trilha Nova vem chegando, com guitarras a trinar, Trilha Nova é Portugal, seu caminho é cantar. Trilha Nova vem chegando, cheinha de novidades, para entreter e cantar e também matar saudades. Vamos cantar com alegria que a nossa festa começou. A Trilha Nova é sempre festa, é romaria. É festa do povo que o tempo não apagou.”

Parte da letra da composição de Manuel Marques, professor e guitarrista, especial para o programa de Varela Leal e Mimi Varela, há 50 anos no ar pela Rádio ABC – um recorde.

A celebração do Jubileu será no próximo domingo, do meio-dia às 14h. Muita gente será lembrada, a começar do compositor Manuel Marques, hoje com academia de música em Portugal.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 23 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6245
Manchete – Governo ameaça, mas dá novo prazo a pecuaristas
Política – Petistas de Diadema aderem à candidatura de Paulo Maluf ao governo do Estado: Juraci Magalhães, ex-diretor de Gabinete do governo Gilson Menezes, e Dorival Lopes, vereador.
Diadema – Prefeitura fecha única sala de projeção, o Cine Color, por falta de segurança.
Campeonato Paralelo – No Estádio Independência, em Belo Horizonte, América local 0, Santo André 1, gol do zagueiro Doroteo Silva, de pênalti.

Em 23 de setembro de
1812 – Criada a Freguesia de São Bernardo, a nona da cidade de São Paulo, e sua respectiva paróquia religiosa, que pelos 100 anos seguintes seria a única do atual Grande ABC.
Desde tempos imemoriais a Paróquia da Boa Viagem, hoje elevada a basílica, promove a Procissão dos Carroceiros. A festa dos carroceiros, com quase dois séculos de história, é a mais antiga manifestação folclórico-religiosa do Grande ABC.
1916 – O diretório político de São Bernardo, ligado ao PRP – Partido Republicano Paulista – anuncia “por estes dias” uma reunião a fim de organizar a chapa para as próximas eleições municipais.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva no Somme; intenso bombardeio nos setores de Combles e Thiepval; contra-ataque alemão repelido.
1956 – Inaugurado o Centro Cívico e de Melhoramentos do Novo São Bernardo, iniciativa da sociedade civil com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento municipal.
1966 – Alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo promovem passeata de protesto contra a situação política nacional.
1976 – Falece John Gittens, 41 anos, ex-gerente da sucursal São Paulo do Diário.
Asba (Associação São-Bernardense de Belas Artes) realiza o 1º Salão da Paisagem.

Hoje
Dia Internacional da Memória do Comércio dos Escravos e sua Abolição.
Dia do Soldador.
Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações.
Dia Nacional do Sorvete.

Santos do dia
São Pio de Pietrelcina (Itália, 1887 – 23-9-1968). Franciscano. Adotou o nome de Frei Pio.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.
Lino (o segundo papa)
Helena de Bolonha
Tecla de Icônio

Municípios paulistas
Hoje é o aniversário de Serra Negra. Elevado a município em 1859, quando se separa de Mogi Mirim.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 23 de setembro: no Maranhão, Arixá; em Minas Gerais, Campos Altos, Ferros e Três Corações; em Santa Catarina, Romelândia, São Bento do Sul e Timbé do Sul; no Paraná, Siqueira Campos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;