Economia Titulo
Emprego cresce mais em Diadema
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
11/02/2005 | 14:20
Compartilhar notícia


Diadema é a cidade paulista que, proporcionalmente, mais gerou empregos industriais no ano passado, segundo pesquisa divulgada quinta-feira pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A quantidade de postos de trabalho criados nas indústrias do município cresceu 10,54%. Com 9,31%, São Caetano aparece em segundo no ranking.

A pesquisa é o resultado de levantamentos mensais realizados em 1.710 indústrias, responsáveis por 93% de todos os empregos da indústria paulista. Reflete a criação de empregos formais com carteira assinada em cada uma das 33 diretorias regionais do Ciesp.

Em São Bernardo (17ªno ranking), o emprego industrial cresceu 5,29%, e, em Santo André (sede de diretoria do Ciesp que também inclui Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), a alta foi de 1,55%, o que situou as quatro cidades, juntas, no 31º lugar. A elevação média do emprego industrial em todo o Estado de São Paulo no ano passado foi de 5,01%. Em todas as diretorias do Ciesp houve alta do emprego. A que cresceu menos foi Cubatão (0,07%).

O Ciesp informou os percentuais de crescimento, mas não o número absoluto de empregos industriais criados em 2004 em cada município. Em todo o Estado de São Paulo, de acordo com o centro, foram criados 93,6 mil novos postos de trabalho na indústria em 2004, contra apenas 4,6 mil em 2003. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, Diadema criou 4.951 novos empregos industriais no ano passado e 1.265 em 2003.

A principal razão para o crescimento do nível de emprego, segundo o centro, foi o aquecimento da cadeia automotiva (montadoras e autopeças) e das indústrias metalúrgica e mecânica (leia texto na página 3).

“Tivemos um crescimento generalizado, espalhado por diferentes regiões do Estado de São Paulo, já que nenhuma apresentou resultado negativo em 2004. Diadema e São Caetano, por causa do crescimento da produção automotiva, tiveram uma alta mais forte que outras regiões”, afirmou José Velloso Dias Cardoso, diretor Departamento de Economia) do Ciesp.

Segundo Ignácio Martinez, diretor-titular do Ciesp de Diadema e da Autometal, indústria de autopeças na cidade, o resultado apresentado pelo município é reflexo de diversos fatores. “Nossa forte relação com a cadeia automotiva pesou muito nesse resultado, mas as vantagens logísticas que possuímos e a alta qualificação da mão-de-obra são outros fatores que têm de ser levados em conta, pois são um atrativo para as empresas”, afirma.

Para Cláudio Musumeci, diretor-titular do Ciesp de São Caetano e proprietário da Diamante Têmpera de Vidros, indústria de vidros de segurança instalada no município, a expectativa de bons resultados em 2004 pelos empresários também influenciou o aumento da contratação. “Depois de 2003, ano em que tivemos um desempenho muito ruim da indústria, a estabilidade e a continuidade do crescimento ao longo de 2004 fez com que os empresários melhorassem o humor e fizessem mais contratações”, afirma.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;