Nacional Titulo
Febem tem 35 fugas; 15 menores sao recapturados
Do Diário do Grande ABC
30/10/1999 | 18:28
Compartilhar notícia


Em meio à transferência dos internos do complexo Imigrantes da Febem para outras unidades, 35 menores conseguiram fugir só neste sábado. Quinze, que já foram recapturados, escaparam da unidade Tatuapé e outros 20, da unidade Brás, na Zona Leste de Sao Paulo.

Nenhum dos fugitivos fazia parte do grupo que foi transferido do complexo Imigrantes, onde aconteceu a pior rebeliao da instituiçao, que deixou um saldo de quatro mortos, no início desta semana.

O complexo será totalmente desativado até este domingo. Dos 837 internos que a unidade abrigava, 116 ainda serao transferidos para o Tatuapé. Os demais foram para Franco da Rocha, Raposo Tavares e para o Cadeiao de Pinheiros.

A decisao da transferência foi corroborada pela Justiça, que em decisao da corregedora Mônica de Souza Paukoski, desativou o local na sexta-feira e determinou que os menores fossem transferidos num prazo mais curto, de 72 horas.

O governador Mário Covas prometeu ainda, construir outras unidades em seis meses, em regioes como Arujá e Mogi-Mirim, para que nao haja mais problemas de superlotaçao. "Isto é possível de ser feito neste prazo. Agora, o problema das rebelioes é complexo, requer um tempo maior para ser resolvido", disse o governador em coletiva na sexta-feira.

Entre as propostas do governador para tentar conter as rebelioes, estao a informatizaçao de todas as unidades da Febem e o tratamento especializado para os dependentes de drogas. O governador também defendeu a maior parte dos menores internos. "70% têm bom comportamento". Para ele, o esporte pode ajudar a evitar a violência na Febem. "Quero até o fim do ano implantar atividades culturais e esportivas para os menores em todas as unidades".

Com informaçoes da Globo News.

Mais fugas - Dois menores infratores, que estavam sendo transferidos da unidade da Febem de Franco da Rocha para as unidades de Itaquera e do Itaim Paulista, escaparam nessa sexta-feira de madrugada na rodovia Ayrton Senna, sentido capital-interior. Segundo informaçoes da polícia Rodoviária Estadual, até às 10h20 de neste sábado, eles nao haviam sido recapturados.

A fuga ocorreu após a Kombi que transportava os menores ter parado no acostamento por falta de combustível. Quando o motorista saiu para pedir auxílio, M.F.S e W.R.M, de 15 e 16 anos, renderam a monitora Maria do Carmo de Santana, quebraram o vidro traseiro do veículo e saíram correndo em direçao à capital paulista. A monitora nao ficou ferida.

Trata-se de mais uma ocorrência, registrada no 15º Batalhao da Polícia Militar, no período mais turbulento da história da Fundaçao do Bem-Estar do Menor (Febem). Com a rebeliao da segunda-feira passada no Complexo Imigrantes, zona sul da capital paulista, que deixou um saldo de quatro mortos e três dos quatro prédios destruídos, o governador de Sao Paulo Mário Covas decidiu desativar a unidade e iniciar um processo de transferência dos menores, até o próximo domingo.

Busca - Maes que estiveram na manha deste sábado na porta da Fundaçao Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) Imigrantes nao conseguiram saber onde estao os seus filhos. Até as 15 horas, os 153 internos que ainda permaneciam na unidade nao haviam sido transferidos. Já foram removidos desde o começo da semana 684 menores. A partir das 9h30, os familiares puderam visitar os adolescentes.

Eles entraram em grupos de 10 pessoas. Uma das maes que conseguiu saber o paradeiro do seu filho, L.G.S.S. foi a costureira Ana Maria da Silva, de 37 anos. Ela contou que na lista de terça-feira o nome do seu filho constava como interno na Imigrantes. Já na quarta-feira, nao estava mais. Na sexta-feira, ela foi ao SOS Criança e informaram que saberia mais do menino na Unidade Imigrantes. Este sábado, por volta das 12 horas, um funcionário disse que seu filho já é dado como fugitivo.

Os funcionários explicaram que o desencontro da lista é porque pelo menos 50 menores nao responderam a chamada de presença por terem medo, porque nao sabiam para onde seriam transferidos. Outra explicaçao dos funcionários é que o desencontro pode ter ocorrido pela quantidade de nomes.

Até às 15 horas, sete ônibus, com cerca de 200 familiares saíram na Febem Imigrantes. Três tinham destino do Cadeiao 3 de Pinheiros, dois para a Unidade da Raposo Tavares e dois para o Tatuapé. Os parentes foram visitar os internos. Por volta das 13 horas, o menor A.B.S., de 15 anos acusado de participar de um assalto, deixou a unidade acompanhado de sua mae, Edna Maria Batista de Carvalho, de 38 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;